UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/250
Tipo: Tese
Título: Avaliação Técnica de Biorrefinarias para a Produção de Biocombustíveis Líquidos e Eletricidade através da Gaseificação de Biomassa.
Autor(es): ROCHA, Mateus Henrique
Abstract: Os futuros combustíveis devem ser sustentáveis em termos técnicos, econômicos, ambientais e sociais para poder desempenhar um papel importante, neste cenário as biorrefinarias estão sendo muito pesquisas ultimamente. Independentemente da opção, é desejável que, além dos aspectos ambientais, o biocombustível também seja capaz de atender de forma conveniente a outras questões de importância, como custos, disponibilidade adequada, adaptabilidade e segurança. Este trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação do desempenho técnico-econômico da produção de diferentes combustíveis de segunda geração: DME, metanol e Líquidos Fischer–Tropsch (Gasolina e Diesel) através da rota termoquímica de gaseificação de bagaço e palha de cana-de-açúcar nas atuais usinas sucroalcooleiras. Nesta avaliação serão consideradas as possibilidades para o médio-longo prazo, período em que se espera que esta tecnologia esteja desenvolvida. Neste trabalho serão identificadas e comparadas diversas alternativas tecnológicas que podem conduzir a altas eficiências na conversão global de energia da matéria-prima em biocombustíveis de segunda geração e eletricidade, e redução dos custos no longo prazo. Considera-se um estudo de caso para uma destilaria autônoma padrão, e outros casos correlacionados ao caso base através da implementação de melhorias na produção de etanol de primeira geração, o que conduzirá a maiores excedentes de biomassa disponível para conversão termoquímica.
Citação: ROCHA, Mateus Henrique. Avaliação Técnica de Biorrefinarias para a Produção de Biocombustíveis Líquidos e Eletricidade através da Gaseificação de Biomassa. 2015. 383 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/250
Data do documento: Dez-2015
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_rocha_2015.pdf22,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.