Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/251
Tipo: Tese
Título: Modelagem e Simulação a Eventos Discretos em Logística Reversa e destinação final de materiais recicláveis.
Autor(es): OLIVEIRA, Raquel Lopes de
Abstract: A busca por soluções para a minimização, tratamento e correta disposição dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) passou a ser o foco de inúmeras discussões no cenário mundial e brasileiro. Como consequência foi implementada no Brasil a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que inclui a Logística Reversa (LR), com o intuito de promover a reciclagem dos materiais pós-consumo, assim como outras alternativas de destinação como a disposição final em aterros e a incineração com recuperação energética. Entretanto, tais opções devem ser analisadas e planejadas visando à sustentabilidade social, ambiental e econômica do sistema como um todo. Porém, devido à presença de inúmeras variáveis no sistema de gestão de RSU e de incertezas inerentes ao processo, equacionar e compreender as inter-relações e impactos de mudanças não é uma tarefa fácil. Neste contexto, vê-se a oportunidade de utilizar a Simulação a Eventos Discretos como método para análise e auxílio à tomada de decisão, uma vez que esta permite observar o comportamento de um modelo ao se fazer alterações nos parâmetros de suas variáveis, sem a necessidade de uma interferência no sistema real. Assim, o objetivo desta pesquisa é utilizar a modelagem e simulação computacional no âmbito dos Resíduos Sólidos Urbanos potencialmente recicláveis para auxiliar na tomada de decisão e analisar a sustentabilidade da logística reversa e formas de destinação final adequadas. Para tanto, foi mapeado o caso das Embalagens Longa Vida (ELVs) pós-consumo e também se utilizou a técnica de Projeto de Experimentos (Design of Experiments - DOE) para auxiliar a análise das variáveis. A ideia central foi apresentar um método geral de análises que pode vir a ser utilizado para diversos tipos de materiais. Destaca-se também, como originalidade deste trabalho, a análise dos cenários feitas a partir da localização destes no modelo de sustentabilidade adotado “triple bottom line”. Como resultados, pôde-se verificar a contribuição da modelagem e simulação, uma vez que esta permitiu incluir no modelo computacional as diversas variáveis presentes no sistema de LR e de destinação final de RSU e possibilitou a realização de análises com diversos cenários. A reciclagem apresentou-se como a melhor opção para cinco dos dezesseis cenários analisados sob a perspectiva conjunta dos pilares econômico, ambiental e social. A incineração, devido principalmente ao alto poder calorífico das ELVs, mostrou-se como uma alternativa viável economicamente e o aterro, apesar de ser a opção mais utilizada no Brasil, não se mostrou a mais adequada sob a perspectiva ambiental. No geral, cada alternativa tem suas vantagens e desvantagens, conforme a ótica de análise e interesses envolvidos, e a utilização de métodos de planejamento direcionados à racionalização ajudará a encontrar as melhores alternativas de acordo as características dos materiais sob avaliação.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: OLIVEIRA, Raquel Lopes de. Modelagem e Simulação a Eventos Discretos em Logística Reversa e destinação final de materiais recicláveis. 2015. 176 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/251
Data do documento: 2-Out-2015
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_oliveira2_2015.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.