UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/254
Tipo: Tese
Título: Propriedades Magnéticas e Elétricas da Ferrita de Cobre dopada com Chumbo.
Autor(es): RIBEIRO, Vander Alkmin dos Santos
Abstract: O objetivo deste trabalho foi sintetizar e caracterizar uma ferrita de chumbo e cobre com a estru-tura do espinélio de estequiometria PbₓCu₁-ₓFe₂O₄ (x=0,00; 0,10; 0,20) e subsequente a caracte-rização da sua microestrutura, e propriedades magnéticas e elétricas das amostras sinterizadas. A ferrita de cobre chumbo e cobre é um material com baixa coercividade magnética, baixa rema-nência, alta resistividade elétrica e baixa permissividade dielétrica. As ferritas PbₓCu₁-ₓFe₂O₄ foram preparadas pelo processo reação em estado sólido e sinterizadas a 800°C/6h e 1000ºC/6h. Todas foram caracterizadas por difração de raio x, análise térmica termogravimétrica magnética, microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia de energia dispersiva, espectroscopia por impedância complexa, caracterização elétrica DC e magnéticas. A partir dos difratogramas, os picos apresentaram espinélio tetragonal até a concentração de x=0,20. As curvas de histerese mostraram características de materiais magnéticos moles e sua magnetização de saturação au-mentou com a concentração de chumbo para as amostras sinterizadas a 800ºC/6h e diminuiu para as amostras sinterizadas a 1000ºC/6h. A temperatura de Curie diminuiu com o aumento da con-centração de chumbo para as amostras sinterizadas a 800ºC/6h e 1000ºC/6h. Através da medidas de resistividade, as amostras indicaram comportamento de um semicondutor a altas temperaturas. Através do modelo de barreiras de potencial entre os cristalitos, as amostras sinterizadas a 800ºC/6h obedece a condição LD<L/2, o mecanismo de condutividade existem barreiras de potencial entre os cristalitos, exceto a amostra com x=0,20 e todas as amostras sinterizadas a 1000ºC/6h obedecem a condição LD<L/2, existem barreiras de potencial entre os cristalitos.
Citação: RIBEIRO, Vander Alkmin dos Santos. Propriedades Magnéticas e Elétricas da Ferrita de Cobre dopada com Chumbo. 2015. 136 f. Tese (Doutorado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/254
Data do documento: Nov-2015
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_ribeiro_2015.pdf7,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.