Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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Tipo: Tese
Título: Uso de modelos desacoplados em estudos de estabilidade de tensão
Autor(es): MOHN, Fritz Walter
Primeiro Orientador: SOUZA, Antonio Carlos Zambroni de
Resumo: Esta tese discute o problema de colapso de tensão em sistemas de potência. A teoria das bifurcações é abordada, já que a mesma desempenha importante papel na identificação dos pontos críticos. O modelo de fluxo de potência utilizado permite que as bifurcações do tipo sela-nó sejam identificadas. Um programa computacional contemplando o método da continuação é desenvolvido. Tal programa é mostrado e discutido em sua forma completa, com enfoque especial no custo computacional do método. Uma breve descrição a respeito de métodos desacoplados de fluxo de carga é apresentada. Estes métodos desacoplados são então incorporados ao método da continuação, e são discutidas as suas vantagens e desvantagens. Em particular, os efeitos na precisão da resposta e no ganho computacional são analisados. Aspectos teóricos são também discutidos. A principal motivação ainda é a necessidade de reduzir o esforço computacional associado aos métodos desacoplados dentro do método da continuação. Assim, critérios de parada são testados e confirmados, baseados na identificação do autovalor nulo no ponto de sela-nó. Uma vertente interessante são as influências de ações de controle de tensão, nesse sentido foram abordados os efeitos dos ajustes dos LTC’s na determinação da margem de carga e das barras críticas, durante o carregamento do sistema. Outro produto importante é a proposta de uma nova metodologia para estimar as contingências mais severas, com relação à margem de carga, sendo que o método da continuação é utilizado para verificar os resultados. E finalmente, com excelentes resultados, é apresentado um método continuado para levantamento da curva QV, aplicando os conhecimentos adquiridos nas pesquisas dos métodos desacoplados e em critérios de parada na curva PV.
Abstract: This thesis deals with voltage collapse phenomenon in power systems. To identify the critical buses, bifurcation theory is employed. The load flow model adopted here allows a better identification of saddle-node bifurcations. A computational program was developed using the “Continuation Method”. This program is shown and discussed, with special attention to the performance of the computational method. A brief description of load flow “Decoupled Method” is also shown. This load flow resolution method is incorporated into the “Continuation Method”, and all the advantages and disadvantages are widely discussed. In particular, all the aspects related to accuracy and the computational times performance are analyzed. Theoretical aspects are also discussed. This discussion is due to the real need in reducing the computational time associated with the “Decoupled Continuation Method”. For this sake, stopping criteria are tested, and they are all based in the identification of the null eigvalue at the saddle-node point. The influences of LTC adjustments are also studied, and the effects in the load margin and critical buses identification are addressed. A methodology to assess the most severe contingency outages is proposed and the “Continuation Method” is used as a benchmark. Finally, the “Continuation Method” is used to plot the QV curve considering some stopping criteria, and a discussion about the results is carried out. The gain observed renders this application as effective.
Palavras-chave: Estabilidade de tensão
Técnica de análise estática
Método da continuação desacoplado
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2561
Data do documento: 3-Jun-2005
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