Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/263
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem dos Riscos do Processo de Desenvolvimento de Produtos Baseada em Jogos. |
Autor(es): | COSTA, Letícia Fernandes |
Abstract: | Devido à disseminação da tecnologia, os estudantes de hoje aprendem em ritmos e padrões mais acelerados quando comparados aos de seus pais ou professores. Isso os leva a ter expectativas de ensino superior diferentes da educação que, de fato, recebem – o que possivelmente afetará seu desempenho ao iniciarem suas carreiras profissionais, pelo fato de não terem tido experiência anterior sobre como ser criativos e inovadores em ambientes complexos. A fim de diminuir essa lacuna entre o que a indústria deseja de atributos em um engenheiro recém-formado e o que a universidade entrega, se faz necessária uma adequação das ementas curriculares para incorporar as prioridades dos alunos de hoje, adotando novas formas de ensinar, que encorajarão o envolvimento desses jovens. É neste contexto no qual surgem metodologias ativas de ensino, como a Aprendizagem Baseada em Jogos, para incluir processos de experimentação e interatividade social. Também chamada de gamificação, antes de adotá-la é fundamental avaliar quais são os benefícios e desvantagens do seu uso; explorar implementações atuais e possibilidades futuras; e compreender melhor a fundamentação teórica por trás desta metodologia. Por essa razão, este trabalho tem como objetivo identificar e priorizar os riscos inerentes ao Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), que permitam aperfeiçoar um jogo para ensino e aprendizagem destes conceitos. Para tanto, utilizou-se a pesquisa-ação para condução de três ciclos de aplicação do objeto de estudo: um jogo para construção de uma torre. As análises estatísticas dos dados coletados buscam verificar se houve melhora no número de acertos dos participantes depois da realização do jogo; se houve melhora na percepção dos jogadores em relação ao seu nível de conhecimento em PDP; e identificar oportunidades de melhoria da unidade de análise para replicações futuras. Acredita-se que o objeto de estudo possa contribuir para a formação conceitual e prática de seus participantes por permitir a experimentação em um ambiente seguro de um problema encontrado no dia a dia de empresas reais. Espera-se que este trabalho contribua também teoricamente, ao endossar o material acerca de Aprendizagem Baseada em Jogos. |
metadata.dc.publisher.department: | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
Citação: | COSTA, Letícia Fernandes. Aprendizagem dos Riscos do Processo de Desenvolvimento de Produtos Baseada em Jogos. 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/263 |
Data do documento: | 27-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_costa1_2015.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.