Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/282
Tipo: Dissertação
Título: Influência do Grau de Deformação Plástica no Tempo de Envelhecimento e nas Propriedades Mecânicas da Liga de Alumínio 2024.
Autor(es): SIQUEIRA, Marcelo Luis
Abstract: A liga de alumínio 2024 é uma das ligas mais empregadas na indústria aeroespacial. A vantajosa relação resistência/peso reduz custos de manutenção, custos com o consumo de combustíveis, diminuí a frequência de reparos e aumenta a competitividade da indústria em um segmento cada vez mais globalizado. A liga 2024 pode ter suas propriedades aumentadas através do efeito combinado do tratamento térmico de envelhecimento e da deformação plástica a frio. O presente estudo indicou que os valores de microdureza e de tensão de ruptura podem ser aumentados e os tempos de tratamento reduzidos significativamente quando a liga é submetida ao tratamento termomecânico anterior ao tratamento de envelhecimento (28% para a microdureza Vickers e 30% para a tensão de ruptura) e que tempos maiores de de tratamento termomecânico confere o amolecimento da liga.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: SIQUEIRA, Marcelo Luis. Influência do Grau de Deformação Plástica no Tempo de Envelhecimento e nas Propriedades Mecânicas da Liga de Alumínio 2024. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/282
Data do documento: 2-Fev-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_siqueira_2015.pdf3,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.