Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2845
Tipo: | Dissertação |
Título: | Recurso educacional aberto para o estudo de algoritmos e lógica de programação: uma abordagem no ensino técnico integrado ao médio |
Autor(es): | PEREIRA, Diego Eugenio Fernandes |
Primeiro Orientador: | SEABRA, Rodrigo Duarte |
Resumo: | O ensino e a aprendizagem de programação, de modo geral, têm se provado um desafio para discentes de cursos de informática e afins, pelo fato de apresentarem desafios e requererem habilidades complexas, como raciocínio lógico-matemático, para o seu bom desenvolvimento. Ademais, o modelo tradicional de ensino enfrenta dificuldades em motivar os alunos e despertar seu interesse pelo tema. Há, portanto, uma necessidade de os atores envolvidos na educação revisarem seu modo de ensinar, integrando as tecnologias da informação e comunicação na educação da mesma forma que estão presentes no cotidiano. Nesse sentido, o uso de um Recurso Educacional Aberto (REA) não só tem o potencial de contribuir para a modernização do atual modelo de ensino, mas também colaborar para a melhoria da qualidade da educação. A ferramenta proposta neste trabalho, o REA-LP, tem como objetivo facilitar o estudo e a retenção de conteúdos relacionados à disciplina de lógica de programação em nível técnico, ao apresentar seu conteúdo por meio de variados tipos de mídias, tais como, áudios, vídeos, textos e imagens estáticas e dinâmicas. Por conseguinte, a ferramenta permite que os discentes participem ativamente da construção de seu conhecimento, favorecendo o engajamento e a motivação, além de possibilitar a revisão de conteúdos considerados essenciais para um bom desenvolvimento da disciplina. Com o intuito de avaliar a percepção de uso por parte dos discentes e o seu impacto no estudo de algoritmos e lógica de programação, bem como avaliar o recurso pedagogicamente, foi realizado um estudo empírico com 39 estudantes de um curso técnico de informática integrado ao ensino médio. Na pesquisa foram aplicados alguns questionários, bem como foram realizadas entrevistas com grupos focais e um teste de desempenho. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que a ferramenta obteve ótima aceitação, sendo eficaz em sua função de facilitar e auxiliar os alunos em seu aprendizado, motivação e interesse nas aulas, devido, principalmente, à forma pela qual o conteúdo é apresentado no REA-LP, com destaque para as mídias animadas e os módulos de revisão, superando suas expectativas. |
Abstract: | The teaching and learning of programming, in general, has proven to be a challenge for students of computer and related courses, since they present challenges and require complex skills, such as logical-mathematical reasoning, for their good development. Furthermore, the traditional teaching model is not able to motivate students and arouse their interest in the topic. There is, therefore, a need for the actors involved in education to review their way of teaching, integrating information and communication technologies in education in the same way as they are present in our daily lives. In this sense, the use of an Open Educational Resource (OER) not only has the potential to contribute to the modernization of the current teaching model, but also to collaborate on improving the quality of education. The tool proposed herein, the REA-LP, aims to facilitate studying and retention of content related to the discipline of programming logic at the technical level, by presenting its content through various types of media, such as audio, video, text, and static and dynamic images. Therefore, the tool allows students to actively participate in the construction of their knowledge, favoring engagement and motivation, in addition to enabling the review of content considered essential for the proper development of the discipline. To assess the perception of use by students and its impact on the study of algorithms and programming logic, as well as to evaluate the resource pedagogically, an empirical study was carried out with 39 students of an informatics technical course integrated with secondary school. In the research, some questionnaires were applied, as well as focus groups interviews and a performance test were carried out. The results allow concluding that the tool was very well accepted, being effective in its function of facilitating and assisting students in their learning, motivation, and interest in classes, mainly due to the way in which the content is presented at REA-LP, with emphasis on animated media and review modules, exceeding their expectations. |
Palavras-chave: | Recursos educacionais abertos Algoritmos Lógica de programação Ensino técnico |
CNPq: | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
Sigla da Instituição: | UNIFEI |
metadata.dc.publisher.department: | IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2845 |
Data do documento: | 16-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_2022001.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.