Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2976
Tipo: Dissertação
Título: A biblioteca universitária como espaço de aprendizagem e de formação do aluno pesquisador
Autor(es): CARPINTEIRO, Cristiane Neli de Carvalho
Primeiro Orientador: STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
Resumo: Esta dissertação tem, por objetivo, estudar e avaliar a contribuição da biblioteca universitária no processo de aprendizagem e de formação dos alunos. Através de um estudo de caso, analisa-se a biblioteca da UNIFEI para identificar sua atuação na construção de conhecimentos dos alunos de graduação de Engenharia de Produção. Propõe-se a criação de um novo paradigma para as bibliotecas universitárias, denominado "paradigma centrado na aprendizagem do usuário". Tal paradigma, baseado nas teorias cognitivas construtivistas, leva em consideração não só os aspectos abarcados pelos paradigmas centrados no usuário, mas também a forma pela qual os usuários constroem seus conhecimentos. Enfatiza-se o papel da aprendizagem e pesquisa como processo de construção do conhecimento, bem como o papel da biblioteca como espaço de aprendizagem. Conhecendo o processo de aprendizagem, os bibliotecários poderão compreender melhor sua tarefa de mediadores e, assim, contribuir para a construção do conhecimento dos usuários. Analisa-se a contribuição da biblioteca para o curso de Engenharia de Produção e as possibilidades da mesma contribuir para os currículos de engenharia. Compara-se alunos de primeiro e quinto ano, referentes ao ano letivo de 2003, a fim de verificar se houve melhoria na quantidade e qualidade de uso da biblioteca durante a vida acadêmica. Os alunos são submetidos a um questionário. Os resultados obtidos indicam que não houve alteração significativa na atuação dos alunos durante a vida acadêmica, pois houve grande semelhança nas respostas. Poucos alunos afirmam utilizar a biblioteca para atualização de conhecimentos, apesar de reconhecerem a importância da mesma para a realização de pesquisas. Eles freqüentam pouco a biblioteca. Há necessidade dos professores incentivarem nos alunos o uso da biblioteca. Os alunos indicam o acervo insuficiente e ultrapassado, como a principal razão para a não utilização das fontes de informação. Por fim, faz-se necessário que a biblioteca reveja o treinamento oferecido no início do ano aos alunos recém-chegados, pois tal treinamento não satisfaz as expectativas dos mesmos em relação ao uso da biblioteca.
Abstract: This dissertation aims at studying and assessing the contribution of the university library in the learning and student formation processes. It is analyzed, through a case study, the UNIFEI library to identify its performance in the knowledge construction of the undergraduate students in Production Engineering. The establishment of a novel paradigm to university libraries, named "user learning centred paradigm", is proposed. Such paradigm, based on construction cognitive theories, takes into consideration not only the aspects embraced by user centred paradigms, but also the method by which the users construct their knowledge. The role of learning and research as knowledge construction processes as well as the role of the library as learning space are emphasized. Knowing the learning process, the librarians may understand better their mediation task, and thus, contribute to the knowledge construction of users. It is analysed the contribution of the library to the course of Production Engineering, and its possibilities to contribute to engineering curricula. Students from the first and fifth years relating to 2003 are compared in order to verify whether there was improvement on the quantity and quality of library usage along the academic life. The students are submitted to a questionnaire. The results obtained indicate that there was not a significant modification on the performance of the students during academic life, for the answers were similar. Few students declare that they use the library to update their knowledge in spite of acknowledging its importance to carry out research. They pay few visits to the library. It is necessary that the lecturers encourage the students to make use of it. The students indicate the insufficient and outdated library collection as the main reason for not using the information sources. Finally, it is necessary that the library check its training offered to the new students at the beginning of the year, for such training does not fulfil their expectations in respect of the library usage.
Palavras-chave: Biblioteca universitária
Pesquisa
Construção do conhecimento
Ensino de engenharia
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2976
Data do documento: 3-Mar-2004
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200330890.pdf830,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.