Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/302
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise da Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Engenharia de Produção. |
Autor(es): | SILVA, Michele de Cácea Dias Vieira da |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é a análise da adequação de um projeto de pesquisa para a prática da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino da engenharia de produção na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Iniciativas estão sendo realizadas a fim de tornar o ensino de engenharia mais moderno, dinâmico e alinhado com as demandas profissionais do mercado. A ABP é uma dessas iniciativas, trata-se de uma metodologia ativa de ensino, onde o aluno é o principal agente do aprendizado. Nela o aprendizado ocorre através da resolução de problemas. A pesquisa aqui relatada se desenvolve através do método de pesquisa estudo de caso, utilizando questionários semiestruturados, observação participante e análise documental. Para a definição do questionário semiestruturado foi utilizado um protocolo de pesquisa já validado pela comunidade científica, que apresenta três dimensões e nove características que devem ser observadas no projeto, de modo que ele seja considerado um projeto adequado e similar aos problemas reais. Trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa e de caráter exploratório. O objeto de estudo foi o projeto GesPública, realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI) e a Universidade Federal de Itajubá. Nele os alunos da UNIFEI deveriam, de modo colaborativo, realizar a implantação de um modelo de excelência voltado para o setor público na PMI. Após a realização do projeto, foi feita a coleta e a análise dos dados que constatou que o GesPública continha as dimensões e características necessárias para a aplicação da ABP, no entanto foram identificados ajustes necessários nas características de avaliação formal e nas questões ligadas a participação de diferentes professores. Como uma primeira iniciativa, o projeto se mostrou eficiente especialmente na motivação dos alunos. Segundo a pesquisa, a ABP favorece a prática do conhecimento teórico, colocando o aluno em uma posição semelhante a que eles encontrarão no mercado de trabalho, isso os auxilia a se prepararem melhor para as suas carreiras profissionais. |
metadata.dc.publisher.department: | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
Citação: | SILVA, Michele de Cácea Dias Vieira da. Análise da Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Engenharia de Produção. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/302 |
Data do documento: | 9-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_silva1_2014.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.