Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/313
Tipo: Dissertação
Título: Sistematização do processo de reposição de estoques no setor público: pesquisa-ação no almoxarifado da Universidade Federal de Itajubá
Autor(es): SCHEIDEGGER, Anna Paula Galvão
Abstract: Esta dissertação trata de um tema ainda bastante desafiador, porém muito discutido no meio acadêmico e empresarial: a gestão de estoques. A utilização de teorias relativamente simples e bastante comuns na Engenharia de Produção como: classificação de materiais, curva ABC, modelos de revisão contínua e modelos de revisão periódica podem trazer melhorias significativas à reposição de estoques das organizações. Para este trabalho adota-se, ao escolher como objeto de estudo uma instituição de ensino do setor público brasileiro, um contexto ligeiramente diferente daquele comumente discutido e explorado no meio acadêmico. O presente trabalho visa, pois, diagnosticar a gestão de estoques da instituição adotada, em especial no que se refere à reposição de estoques. Com base neste conhecimento e na teoria estudada, propõem-se procedimentos que possibilitem a classificação dos materiais que fazem parte do escopo do estudo e o cálculo dos parâmetros de reposição dos mesmos. Para atender aos objetivos propostos, foi definida e planejada a metodologia a ser aplicada, bem como os procedimentos metodológicos necessários para conduzi-la com o rigor científico necessário a uma pesquisa acadêmica. Considerando o forte envolvimento dos funcionários da organização no estudo e a participação colaborativa da pesquisadora, bem como a necessidade de realizar ações, a pesquisa-ação tornou-se o melhor método a ser aplicado. Planejadas detalhadamente as etapas do estudo, cada uma foi descrita nesta dissertação e foram apresentados os instrumentos de coleta de dados utilizados. Com o intuito de ampliar a qualidade dos resultados foram utilizadas diversas fontes de dados e pessoas de diversas áreas e hierarquias foram envolvidas no estudo. Os resultados apontaram para um melhor controle e balanceamento dos estoques da organização, podendo minimizar perdas, custos na manutenção de estoques e riscos de falta de material. Além disso, espera-se uma melhoria do fluxo de atividades dos compradores. A partir do treinamento realizado, os procedimentos foram avaliados pelos funcionários como simples e úteis e poderão ser, futuramente, implementados de fato na rotina da área, bem como replicados aos demais materiais da instituição. Por fim, algumas limitações da pesquisa foram destacadas e sugeriram-se trabalhos para contê-las ou minimizá-las.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: SCHEIDEGGER, Anna Paula Galvão. Sistematização do processo de reposição de estoques no setor público: pesquisa-ação no almoxarifado da Universidade Federal de Itajubá. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/313
Data do documento: 4-Ago-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_scheidegger_2014.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.