Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do curso sobre agroenergia e seus impactos sociais: um estudo de caso
Autor(es): FERREIRA, Eliane Framil
Primeiro Orientador: TIAGO FILHO, Geraldo Lúcio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo avaliar o curso de “Agroenergia – uso da energia no meio rural”, ministrado às crianças que residem no campo. O curso contempla as questões ambientais e o uso de fontes alternativas de energia em bombeamento e aquecimento de água, preparo de alimentos, geração de energia elétrica, acionamento de máquinas e equipamentos, etc, de maneira sustentável procurando a melhoria da qualidade de vida no meio rural e, conseqüentemente, a permanência do homem no campo. A metodologia empregada para a realização deste trabalho foi a pesquisa qualitativa que, dentre outras características, preconiza valorizar o processo de construção do conhecimento, onde a fonte principal de dados é o ambiente natural, no qual está inserido o indivíduo como agente de transformação social. Para coletar os dados, utilizou-se à técnica da entrevista padronizada e despadronizada. Com os dados coletados, fez-se a análise e, de modo geral, chegou-se à conclusão de que os sujeitos envolvidos no processo apresentaram mudanças comportamentais positivas nos diversos ambientes vividos, adquirindo uma consciência maior sobre o meio ambiente onde os conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação adquiridas durante a participação no curso favorecerão que os mesmos, no decorrer do tempo, se tornem aptos a agir individualmente ou coletivamente na resolução dos problemas ambientais do presente, garantindo um futuro melhor.
Abstract: The goal of this paper was to evaluate the course “Agroenergy – use of the energy in rural area”, taught to children who lives in farms. The course contemplates environmental matters and use of alternative sources of energy to pumping and heating water, food preparing, electric power generation, machines and equipment driving, etc, in a sustainable way, improving the rural life quality and the human permanence in the rural area. The methodology used to realize this job was qualitative search that, among other characteristics, it praises to valorize the knowledge construction process, where the main source of data is the natural environment, in which is inserted the individual as agent of social transformation. To collect the data it was used the technique of the standardized interview and non-standardized. Data collection was finished, the analysis was done and, positive behavioral changes were noted in several lived places, these people – children, parents and effluent – acquired a larger conscience about the environment, where the knowledge, values, abilities, experiences and determination taught during the process will contribute, in a short time, to become the participants apt to act individually or collectively to solve, nowadays, the environmental problems, guaranteeing a better future.
Palavras-chave: Paradigma da sustentabilidade
Educação e mudança
Agroenergia
Proposta pedagógica e curricular
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3270
Data do documento: 16-Ago-2004
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