Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3288
Tipo: Dissertação
Título: Abordagem ciência-tecnologia-sociedade em textos da revista pesquisa FAPESP que abordaram o tema coronavírus
Autor(es): MESSIAS, Thais Vilas Boas
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de
Resumo: A recente pandemia de Covid-19 evidenciou o importante papel da divulgação científica em promover o acesso da população a informações atualizadas sobre ciência e tecnologia, possibilitando às pessoas tomar decisões conscientes sobre assuntos relacionados a essa temática. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença de elementos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em textos de divulgação científica (TDC) da revista Pesquisa FAPESP que abordaram o tema Coronavírus, discutindo suas potencialidades e limitações para a educação CTS no contexto do ensino de ciências. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo documental. O corpus foi constituído por 17 TDC, relacionados ao tema Coronavírus, publicados no período de 2020 a fevereiro de 2021. Os TDC foram analisados por meio de categorias a priori definidas em um instrumento de análise de aspectos da abordagem CTS em TDC. Dos resultados obtidos, foram encontrados vários elementos da abordagem CTS nos textos analisados, sobretudo discussões relacionadas ao funcionamento da ciência e seu papel na sociedade. O estudo permitiu identificar nos TDC grandes potencialidades para trabalhar o tema Coronavirus, dentro da perspectiva CTS, no ensino de ciências.
Abstract: The recent Covid-19 pandemic highlighted the important role of scientific communication in promoting the population's access to up-to-date information on science and technology, enabling people to make informed decisions on matters related to this topic. This research aimed to analyze the presence of elements of the Science-Technology-Society (STS) approach in popularization of science texts (PST) of the Pesquisa FAPESP magazine that addressed the theme Coronavirus, discussing its potential and limitations for STS education in the context of the science teaching. The research is qualitative and documental approach. The corpus consisted of 17 PST, related to the theme Coronavirus, published from 2020 to February 2021 in Pesquisa FAPESP magazine. The PST were analyzed using a priori categories defined in an instrument for analyzing of STS aspects in TDC. From the results obtained, several elements of the STS approach were found in the analyzed texts, especially discussions related to the functioning of science and its role in society. The study allowed us to identify in the TDCs great potential to work on the Coronavirus theme, within the CTS perspective, in science teaching
Palavras-chave: Abordagem CTS
Textos de divulgação científica
Ensino de ciências
Covid 19
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3288
Data do documento: 25-Fev-2022
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022072.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.