Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3294
Tipo: Dissertação
Título: O uso de sinais de libras no ensino de ciências sob a perspectiva de teses e dissertações
Autor(es): SONEGO, Helen Cristine Martins
Primeiro Orientador: FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
Resumo: A história nos mostra que os Surdos percorreram, e ainda percorrem, um grande caminho para serem incluídos na sociedade. Com vários impactos marcantes nesta trajetória, é possível registrar momentos históricos de grandes mudanças para a comunidade Surda. Esta pesquisa se define como Estado da Arte, que tem como objetivo analisar Teses e Dissertações encontradas no portal da Capes, relacionadas ao uso (ou ausência) de sinais de Libras no ensino de Ciências nos níveis de ensino Médio e Fundamental. As buscas no site de Teses e Dissertações tiveram como palavras-chave: “Surdos” AND “Ciências” AND “Sinais”. Foram encontrados 733 trabalhos e, para seleção destes trabalhos, foi feito um recorte temporal de 2008 a 2018. A justificativa deste recorte se encontra nos 10 anos de vigência da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. Deste recorte restaram 582 trabalhos, dos quais foram selecionados, baseados nos objetivos da presente pesquisa, 19 trabalhos para análise; sendo 16 dissertações e 3 teses. Baseado na análise de tais pesquisas, o presente trabalho oferece um retrato sistemático acerca das direções tomadas pelas pesquisas nessa questão durante o período. Alguns dados que podemos destacar são a percepção, na maioria dos trabalhos analisados, da necessidade da criação de sinais de Libras em Ciências, e a sua efetiva criação por parte dos trabalhos; a percepção de uma deficiência dos professores quanto ao seu conhecimento de Libras e a pouca interação entre todos os agentes envolvidos na inclusão dos alunos surdos na sala de aula.
Abstract: History shows us that the Deaf have traveled, and still do, a great way to be included in society. With several striking impacts on this trajectory, it is possible to record historical moments of great changes for the Deaf community. This research is defined as State of the Art, which aims to analyze Theses and Dissertations found on the Capes portal, related to the use (or absence) of Libras signs in the teaching of Science at the levels of High School and Elementary School. The searches on the Theses and Dissertations website had as keywords: “Deaf” AND “Sciences” AND “Signs”. 733 works were found and, for the selection of these works, a time cut was made from 2008 to 2018. The justification for this cut is found in the 10 years of the National Special Education Policy from the perspective of inclusive education. Of this cut, 582 works remained, of which 19 were selected, based on the objectives of the present research, for analysis; 16 dissertations and 3 theses. Based on the analysis of such research, the present work offers a systematic portrait of the directions taken by researchers on this issue and in that relevant period. Some data that we can highlight are the perception, in most of the works analyzed, of the need to create signs of Libras in Science, and its effective creation by the works; the perception of a deficiency of teachers regarding their knowledge of Libras and the little interaction between all agents involved in the inclusion of deaf students in the classroom.
Palavras-chave: Surdos
Libras
Ciências
Estado da arte
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3294
Data do documento: 3-Mar-2022
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022077.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.