Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3296
Tipo: Dissertação
Título: Ensino remoto emergencial e o fazer pedagógico na cultura digital: uma análise interpretativa baseada na Grounded Theory
Autor(es): TRINDADE, Daysemara Simone Santana
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Alessandra
Resumo: Vivemos na era da cultura digital com a presença massiva das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Apesar desse cenário, na escola, a presença dessas tecnologias nas atividades didáticas era algo raro. No ano de 2020, no entanto, a pandemia de COVID-19 fez com que as escolas fossem fechadas e o ensino passou a ser realizado remotamente, na maioria dos casos, por meio das TDIC. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo compreender a experiência docente com o ensino remoto em articulação com o fazer pedagógico no contexto da cultura digital A pesquisa configura-se como um estudo descritivo de abordagem qualitativa e o percurso metodológico é inspirado na Grounded Theory. A coleta dos dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com 17 professores do Ensino Médio, das áreas de Biologia, Química e Física que atuaram durante o ensino remoto emergencial no contexto da educação formal brasileira. A análise dos dados foi feita em três fases, de acordo com a Grounded Theory. São elas: análise inicial, focalizada e conceitual. Ao final da pesquisa, elaboramos uma teoria substantiva sobre o fenômeno estudado. A teoria salienta que durante o ensino remoto, os professores tiveram outras visões acerca do uso das TDIC no contexto educacional, mas a integração dessas tecnologias, como potencializadoras dos processos de ensino e aprendizagem, depende de ação baseada na práxis pedagógica (o que não aparece nos dados) e de políticas públicas que possibilitem a equidade social, cultural e econômica da sociedade (que são inexistentes ou ineficazes e cuja falta interferiu diretamente no fazer docente durante o ensino remoto emergencial). A teoria evidencia, ainda, que no ensino remoto emergencial o fazer docente foi mais perpassado por essas questões, de certa forma, externas ao contexto escolar. Espera-se que os resultados alcançados, a partir da elaboração da teoria deste estudo, possam contribuir para a compreensão deste momento na educação e para reduzir lacunas no conhecimento nesse campo, bem como fortalecer entendimentos acerca do fenômeno do ensino remoto e de suas possíveis implicações para o ensino presencial.
Abstract: We live in the age of digital culture with the massive presence of Digital Information and Communication Technologies (TDIC). Despite this scenario, at school, the presence of these technologies in didactic activities was rare. In 2020, however, the COVID-19 pandemic caused schools to be closed and teaching began to be carried out remotely, in most cases, through TDIC. Given this scenario, this research aims to understand the teaching experience with remote teaching in conjunction with pedagogical practice in the context of digital culture. The research is configured as a descriptive study with a qualitative approach and the methodological path is inspired by Grounded Theory. Data collection was carried out through semi-structured interviews with 17 high school teachers from the areas of Biology, Chemistry, and Physics who worked during emergency remote teaching in the context of Brazilian formal education. Data analysis was carried out in three phases, according to Grounded Theory. They are an initial, focused, and conceptual analysis. At the end of the research, we developed a substantive theory about the phenomenon studied. The theory emphasizes that during remote teaching, teachers had other views about the use of TDIC in the educational context, but the integration of these technologies, as potentiators of teaching and learning processes, depends on action based on pedagogical praxis (which does not appear in the data) and public policies that enable social, cultural and economic equity in society (which are non-existent or ineffective and whose lack directly interfered with teaching during remote emergency teaching). The theory also shows that in emergency remote teaching, teaching was more permeated by these issues, in a way, external to the school context. It is expected that the results achieved, from the elaboration of the theory in this study, can contribute to the understanding of this moment in education and reduce gaps in knowledge in this field. As well as strengthen the understanding of the phenomenon of remote teaching and its possible implications for face-to-face teachings.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial
TDIC
Pandemia de COVID-19
Educação em ciências
Grounded Theory
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3296
Data do documento: 17-Mar-2022
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022079.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.