Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3343
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos sentidos atribuídos ao termo cotidiano no ensino de ciências nas pesquisas apresentadas nos ENPEC
Autor(es): VILELA, Nathalie Guerra
Primeiro Orientador: SILVA, Agenor Pina da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SILVA, João Ricardo Neves da
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar os sentidos que o termo cotidiano assume nas pesquisas apresentadas no ENPEC, baseados na visão de Agnes Heller sobre o cotidiano. Analisamos 75 artigos publicados em todas as edições do ENPEC que tratavam de pesquisas que fizeram uso do cotidiano em atividades na educação básica escritos em língua portuguesa e classificamos os sentidos assumidos pelo termo cotidiano em 4 categorias sendo elas: Habitualidade; Conhecimentos Prévios; Contextualização e Realidade, que dividimos, com base no referencial teórico de Agnes Heller, em 2 grandes grupos: Cotidiano como atividade humano genérica não consciente e Cotidiano como atividade humano genérica consciente. Os resultados apontaram que a maioria das pesquisas apresentadas nos eventos apresentam excertos que têm significados atrelados à categoria Habitualidade e que um mesmo pesquisador utiliza o termo cotidiano com sentidos diferentes, uma vez que notamos que um mesmo trabalho poderia conter excertos em todas as categorias. A pesquisa nos mostrou que há necessidade de aprofundar o entendimento do que é cotidiano, já que ele é bem mais complexo do que se imagina, para utilizar dele no ensino de ciências uma vez que utilizando-se dele de maneira equivocada, há o risco de restringir o aprendizado a algo que é corriqueiro e que não necessita de maior entendimento para ser realizado ou compreendido.
Abstract: The objective of this work was to analyze the meanings that the term everyday assumes in the research presented at ENPEC, based on Agnes Heller's vision of everyday life. We analyzed 75 articles published in all editions of ENPEC that dealt with research that made use of everyday activities in basic education written in Portuguese and classified the meanings assumed by the term everyday into 4 categories, namely: Habituality; Prior Knowledge; Contextualization and Reality, which we divided, based on Agnes Heller's theoretical framework, into 2 large groups: Daily life as non-conscious generic human activity and Daily life as conscious generic human activity. The results showed that most of the research presented at the events present excerpts that have meanings linked to the Habituality category and that the same researcher uses the term everyday with different meanings, since we noticed that the same work could contain excerpts in all categories. The research showed us that there is a need to deepen the understanding of what is everyday, since it is much more complex than one imagines, to use it in science teaching, since using it in a wrong way, there is a risk of restrict learning to something that is commonplace and that does not need further understanding to be accomplished or understood.
Palavras-chave: Cotidiano
Ensino de ciências
Agnes Heller
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3343
Data do documento: 6-Jun-2022
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022104.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.