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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3449
Tipo: | Dissertação |
Título: | Relação da Evasão Escolar com as Práticas Docentes: um Estudo de Caso Exploratório em uma Instituição do Ensino Superior |
Título(s) alternativo(s): | Relation of School Dropout with Teaching Practices: an Exploratory Case Study in a Higher Education Institution |
Autor(es): | SILVA, Elaine Cristina Reis |
Primeiro Orientador: | PEREIRA, Tábata Nakagomi Fernandes |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | MAGANHA, Isabela |
metadata.dc.contributor.referee1: | SILVA, Carlos Eduardo Sanches da |
metadata.dc.contributor.referee2: | OLIVEIRA, Mona Liza Moura de |
Resumo: | Segundo a Constituição Federal de 1988, a educação é um bem patrimonial e, como tal gera ao Estado a obrigação quanto à sua oferta e garantia de qualidade, o que implica na necessidade de que o Estado invista recursos públicos, a fim de atender a esta demanda. Diante deste cenário, a evasão escolar se mostra um fato preocupante na medida em que implica em prejuízos econômicos e sociais. Econômicos, tendo em vista a perda de investimentos públicos e sociais, pelo fato de implicar na inserção de profissionais menos preparados no mercado de trabalho. O presente estudo trata-se de uma pesquisa efetuada no campus avançado de uma instituição de ensino superior do interior de Minas Gerais, cuja metodologia utilizada foi o estudo de caso de natureza exploratória. A pesquisa explora a relação entre a evasão escolar e as práticas docentes, objetivando diagnosticar o cenário apresentado na instituição objeto de estudo. Como principal fonte de informação foram utilizados os relatórios de avaliação aplicados na instituição, considerados os resultados a partir do relatório do ano de 2015/2016, no qual foram incluídas as informações do campus pesquisado. Com base nos resultados apresentados para as dimensões de que tratam os relatórios de avaliação institucional, de forma especial a que analisa quesitos referentes à Política para Ensino, Pesquisa e Extensão, pode-se concluir que as práticas docentes adotadas não impactam de forma negativa sobre a decisão dos discentes por evadir da instituição. Os percentuais apresentados nas assertivas avaliadas na referida dimensão denotam um alto nível de satisfação dos discentes com relação às práticas docentes, contribuindo para o sentimento de integração e pertencimento e refletindo sobre as taxas de evasão na instituição. Como resultado adicional do trabalho, foi proposto um framework cujas etapas possam ser seguidas a fim de se executar trabalhos futuros similares, utilizando os relatórios da CPA como fontes de informação. |
Abstract: | According to the Federal Constitution of 1988, education is a heritage asset and, as such, it generates an obligation for the State to offer and guarantee quality, which implies the need for the State to invest public resources in order to meet the needs of the public. this demand. Given this scenario, school dropout is a worrying fact as it implies economic and social losses. Economic, in view of the loss of public and social investments, due to the fact that it implies the insertion of less prepared professionals in the job market. The present study is a research carried out in the advanced campus of a higher education institution in the interior of Minas Gerais, whose methodology was the case study of an exploratory nature. The research explores the relationship between school dropout and teaching practices, aiming to diagnose the scenario presented in the institution under study. As the main source of information, the evaluation reports applied at the institution were used, considering the results from the report for the year 2015/2016, in which information from the researched campus was included. Based on the results presented for the dimensions dealt with in the institutional evaluation reports, especially the one that analyzes questions related to the Policy for Teaching, Research and Extension, it can be concluded that the teaching practices adopted do not have a negative impact on the students' decision to drop out of the institution. The percentages presented in the statements evaluated in that dimension denote a high level of students' satisfaction in relation to teaching practices, contributing to the feeling of integration and belonging and reflecting on the dropout rates in the institution. As an additional result of the work, a framework was proposed whose steps can be followed in order to perform similar future works, using the CPA reports as sources of information. |
Palavras-chave: | Evasão escolar School dropout Ensino superior Higher education Avaliação institucional Institutional assessment Práticas docentes Teaching practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
Sigla da Instituição: | UNIFEI |
metadata.dc.publisher.department: | PPG - Programas de Pós Graduação - Itabira |
metadata.dc.publisher.program: | PPG - Programas de Pós Graduação - Itabira |
Citação: | SILVA, Elaine Cristina Reis. Relação da evasão escolar com as práticas docentes: um estudo de caso exploratório em uma instituição do ensino superior / Elaine Silva; orientador, Tábata Pereira, coorientador, Isabela Maganha, 2022. 104 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Itabira, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3449 |
Data do documento: | 21-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Dissertação Elaine Reis.pdf | SILVA, Elaine Cristina Reis. Relação da evasão escolar com as práticas docentes: um estudo de caso exploratório em uma instituição do ensino superior / Elaine Silva; orientador, Tábata Pereira, coorientador, Isabela Maganha, 2022. 104 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Itabira, 2022. | 2,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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