Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/350
Tipo: Dissertação
Título: Uma contribuição ao estudo da influência de variáveis na soldagem MIG/MAG pulsado em corrente alternada.
Autor(es): AGUIAR, Thairone Conti Serafini
Abstract: O processo de soldagem MIG/MAG pulsado CA, apesar de ainda se encontrar em uma fase de desenvolvimento, desfruta de um cenário propicio para aplicações nos mais variados campos da engenharia. Entretanto nota-se um desprovimento de informações em relação ao comportamento e viabilidade do mesmo aplicado aos principais materiais utilizados nos meios industriais, incluindo o alumínio, aços inoxidáveis e aços carbono. Desta forma o objetivo desse trabalho é evidenciar que o processo, apesar de sua alta dinâmica pela inversão dos ciclos durante soldagem, pode atingir um patamar estável gerando cordões de soldas de boa qualidade aplicadas em soldagem de aços carbono. Para análise comprobatória foi realizado uma avaliação por meio da técnica estatística baseada no projeto e análise de experimentos dos efeitos principais e de interações das variáveis do processo na geometria do cordão de solda, produtividade e estabilidade do arco baseado na análise da característica dinâmica do par tensão e corrente de soldagem. Os resultados obtidos fornecem uma visão ampla dos efeitos das principais variáveis analisadas bem como de suas interações no comportamento do processo de soldagem MIG/MAG Pulsado - CA, permitindo estabelecer condições adequadas de utilização para cada característica avaliada.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: AGUIAR, Thairone Conti Serafini. Uma contribuição ao estudo da influência de variáveis na soldagem MIG/MAG pulsado em corrente alternada. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/350
Data do documento: 7-Mai-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_aguiar_2014.pdf5,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.