Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3689
Tipo: Dissertação
Título: A divulgação científica no currículo de cursos de licenciatura em ciências e matemática da Universidade Federal de Itajubá
Autor(es): COSTA, Willian Guimarães de Carvalho
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de
Resumo: Quando inserida no âmbito educacional a Divulgação Científica (DC) pode trazer significativas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem, mas para tal, é necessário que o professor esteja preparado para implementá-la em sua prática, conheça seus recursos, suas características, limitações e outros aspectos pertinentes. Nesse sentido, entende-se que a DC deva ser abordada no contexto da formação docente. A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) possui cursos de Licenciatura nas áreas de Química, Física, Ciências Biológicas e Matemática, os quais, desde 2020, vêm trabalhando no processo de atualização de seus Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC). Nesse contexto, nos questionamos: se e como tem sido a inserção da DC nos currículos de formação de professores de Ciências e Matemática da Unifei nesse contexto de atualização curricular? A presente pesquisa teve, portanto, o objetivo de analisar o espaço e as estratégias destinados à inserção da DC nos cursos de licenciatura em Ciências (Química, Física e Ciências Biológicas) e Matemática da Unifei. Este estudo caracteriza-se como qualitativo e do tipo documental. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de questionários aplicados a membros do Núcleo Docente Estruturante de cada um dos cursos citados. Também foram selecionados para análise os PPC (anteriores e atualizados) de cada curso, e foi realizado um grupo focal com os coordenadores, a fim de se compreender as influências para inserção, ou não, da DC nos currículos. Sobre o perfil dos docentes do curso, observou-se que este é diverso e contribui de maneira significativa para o currículo e a formação dos licenciandos, sob a perspectiva de suas diferentes bagagens culturais e sociais. Observou-se que os PPC dos cursos analisados contemplam as especificações estabelecidas pelos órgãos competentes e apresentam menções a DC, cada qual com sua especificidade e em diferentes tópicos dos documentos. Quanto às influências para inserção, observou-se que os principais fatores são as diretrizes curriculares, a carga horária dos cursos, a disponibilidade de docentes com experiência e formação na área, e a existência de espaços físicos com disponibilidade para receber visitantes.
Abstract: When inserted into the educational context, the scientific disssemination (CD) can bring significant contributions to the teaching and learning process, but for such, it is necessary that the teacher is prepared to implement it in their practice, knowing their resources, characteristics, limitations and other relevant aspects. In this sense, it is understood that CD should be addressed in the context of teacher training. The Federal University of Itajubá (Unifei) has undergraduate courses in the areas of Chemistry, Physics, Biological Sciences and Mathematics, which, since 2020, have been working in the process of updating their Pedagogical Projects of Courses (PPC). In this context, we ask ourselves: if and how has been the insertion of CD in the curricula of training teachers of Science and Mathematics of Unifei in this context of curricular updating? The present research had, therefore, the objective of analyzing the space and strategies destined to the insertion of CD in the undergraduate courses in Sciences (Chemistry, Physics and Biological Sciences) and Mathematics at Unifei. This study is characterized as qualitative and of the documental type. The research data were obtained through questionnaires applied to members of the Núcleo Docente Estruturante of each of the courses mentioned above. The PPCs (previous and updated) of each course were also selected for analysis, and a focus group was conducted with the coordinators, in order to understand the influences for the insertion, or not, of CD in the curricula. Regarding the profile of the course teachers, it was observed that it is diverse and contributes significantly to the curriculum and the education of the students, from the perspective of their different cultural and social backgrounds. It was observed that the PPC of the analyzed courses contemplate the specifications established by the competent bodies and mention DC, each with its own specificity and in different topics of the documents. As for the influences for insertion, it was observed that the main factors are the curricular guidelines, the course workload, the availability of teachers with experience and training in the area, and the existence of physical spaces available to receive visitors.
Palavras-chave: Divulgação científica
Formação de professores
Currículo
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3689
Data do documento: 1-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023061.pdf947,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.