Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/371
Tipo: Dissertação
Título: Persistência e Indexação de Objetos em Sistemas Embarcados.
Autor(es): RODRIGUES, Mariana
Abstract: Os sistemas embarcados estão presentes em quase todos os equipamentos eletrônicos e é um dos mercados que mais cresce no mundo. Sua rápida evolução de capacidade de armazenamento e processamento abre caminho para o desenvolvimento de aplicações orientadas a dados, as quais possuem requisitos distintos das desenvolvidas para ambiente desktop, tais como autonomia, portabilidade e fácil customização. A implementação C++ e a modelagem orientada a objetos do framework Object-Injection o torna um ótimo candidato para gerenciamento de dados em sistemas embarcados, já que potencializam a portabilidade e a capacidade de customização do software. Este trabalho apresenta a adaptação do framework Object-Injection para o sistema FreeRTOS™ com o objetivo de executá-lo em sistemas embarcados de baixo custo. O uso do FreeRTOS™ aumenta a robustez do sistema e permite a construção de aplicações mais complexas com capacidade de temporização (sistemas de tempo real). Experimentos realizados em ambiente simulado e em plataforma embarcada demonstram que a adaptação foi realizada com sucesso, utilizando uma quantidade de recursos computacionais compatível com grande faixa de microcontroladores de baixo custo disponíveis no mercado.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: RODRIGUES, Mariana. Persistência e Indexação de Objetos em Sistemas Embarcados. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/371
Data do documento: 26-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_rodrigues_2016.pdf32,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.