Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3714
Tipo: Dissertação
Título: O uso de metodologias ativas na disciplina de anatomia em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
Autor(es): JUNQUEIRA, Aline Simões de Souza,
Primeiro Orientador: FILHO, Newton de Figueiredo,
metadata.dc.contributor.advisor-co1: COSTA, Thiago Vernaschi Vieira da,
Resumo: Esta pesquisa aborda a utilização de metodologias ativas na educação superior, método que tem como finalidade propiciar a postura ativa dos estudantes em relação ao seu aprendizado, permeada pela pesquisa, desenvolvendo sua autonomia. O objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos estudantes quanto à utilização de uma metodologia ativa aplicada em uma disciplina do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UNIFEI. Os dados foram analisados por meio da abordagem qualitativa, a partir da Análise de Conteúdo de Bardin, para inferir sobre as respostas ao questionário respondido pelos estudantes após a intervenção a partir de uma sequência didática, que utilizou a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas na disciplina de Elementos de Anatomia e Fisiologia. As percepções dos estudantes indicam que a metodologia ativa utilizada favoreceu uma melhor compreensão dos conceitos, possibilitadas a partir da mobilização de seus conhecimentos prévios, despertou maior interesse e motivação do estudante, promoveu uma maior interação, por oportunizar sua participação mais ativa e por se apresentar como um tema relacionado ao contexto de vida real, bem como suscitou uma maior reflexão sobre a solução de problemas. No entanto, foram evidenciadas algumas dificuldades na compreensão do conteúdo em sua perspectiva teórica e quanto à abordagem da sequência didática.
Abstract: This research approaches the use of active methodologies in the colleg, a method whose purpose is to provide an active attitude students with towards their learning, permeated by research, developing their autonomy. This research objective is to analyze the students' perceptions regarding the use of an active methodology applied in a discipline of Major in Biological Sciences at UNIFEI. The data were analyzed using a qualitative approach, based on Bardin's Content Analysis, to infer the answers to the questionnaire answered by the students after the intervention, based on a didactic sequence, which used the Problem-Based Learning methodology in the discipline Elements of Anatomy and Physiology. The students' perceptions indicate that the active methodology used favored a better understanding of the concepts, made possible from the mobilization of their previous knowledge, aroused greater student interest and motivation, promoted greater interaction, by providing opportunities for their more active participation and by presenting themselves as a theme related to the real-life context, as well as fomented greater reflection to problem solving. However, some difficulties were found in content understanding in the theoretical perspective and in terms of the didactic sequence approach.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Ensino de anatomia humana
Metodologias ativas.
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3714
Data do documento: 10-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023066.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.