Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/376
Tipo: Dissertação
Título: Diagnóstico das Usinas Termelétricas dos Sistemas Isolados do Ponto de Vista de Adequação aos Limites de Consumo Específico de Combustível, Estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e Proposição de Alternativas para Redução dos Mesmos.
Autor(es): WILKE, Humberto
Abstract: A região Norte ou, mais precisamente, grandes áreas pertencentes à Amazônia Legal, permaneceram, ao longo dos anos, por questões de obstáculos naturais e barreiras logísticas, associadas às grandes extensões geográficas, dependentes de subsídios aos combustíveis fósseis (diesel, óleo combustível e gás natural) para que a geração termelétrica descentralizada pudesse atender os consumidores daquelas regiões. No entanto, como forma de reduzir o consumo de óleo diesel nas usinas dos Sistemas Isolados, nos últimos anos e, principalmente, a partir de 2014, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vem restringindo os limites de consumo específico de combustível definidos para as usinas. Esta medida obriga as usinas a adotarem unidades geradoras mais eficientes, ou seja, com baixo consumo de combustível, e procedimentos de operação e manutenção para que o consumo mensal de combustível das usinas esteja abaixo do limite máximo permitido. Diante deste contexto, a presente dissertação realiza um diagnóstico das usinas termelétricas a diesel dos Sistemas Isolados, identificando suas características, a potência das unidades geradoras, comparando o consumo específico das usinas e suas unidades geradoras, de acordo com os dados dos fabricantes, com o consumo específico definido na legislação vigente regulamentada pela ANEEL. Em seguida, é realizado um estudo de caso aplicando alternativas para redução de consumo de combustível em uma usina de 1,8 MW dos Sistemas Isolados. Esta usina foi escolhida por possuir características de potência e de infraestrutura semelhantes a 59% das usinas existentes, de acordo com o diagnóstico realizado nesta dissertação. Os cenários realizados empregam o Ciclo Orgânico de Rankine (ORC – Organic Rankine Cycle), o qual utiliza a Recuperação de Calor Residual (WHR – Waste Heat Recovery) dos gases de exaustão dos grupos geradores a diesel da usina para produzir eletricidade, juntamente com painéis solares para adição de energia solar Fotovoltaica (PV – Photovoltaic) de modo a reduzir o consumo de combustível global da usina, numa tentativa de adequar o consumo específico aos limites impostos pela legislação.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: WILKE, Humberto. Diagnóstico das Usinas Termelétricas dos Sistemas Isolados do Ponto de Vista de Adequação aos Limites de Consumo Específico de Combustível, Estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e Proposição de Alternativas para Redução dos Mesmos. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/376
Data do documento: 8-Dez-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_wilke_2015.pdf7,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.