Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3774
Tipo: Dissertação
Título: Concepção de um data Warehouse e CRM para o sistema de ouvidoria da ANEEL
Autor(es): RUELLI, André
Primeiro Orientador: LAMBERT-TORRES, Germano
metadata.dc.contributor.advisor-co1: NEGRISOLI, Manoel Eduardo Miranda
Resumo: A organização de informações representa hoje um dos maiores desafios para as organizações que geram grandes conjuntos de dados. A tendência dos volumes de dados é crescer ainda mais devido ao avanço de tecnologias incorporadas, praticamente em todos os setores das Instituições. Atualmente, há toda uma recente indústria dedicada a Data Warehouse e Sistemas de Suporte à Decisão (DSS), destinada a solução de problemas relacionados ao armazenamento e integridade dos dados, como o caso encontrado na base de dados da Ouvidoria da ANEEL, objeto deste trabalho. O mundo dos sistemas de informação amadureceu ao ponto em que, muito mais do que sistemas de processamentos operacionais, são considerados válidos e úteis para o apoio gerencial. Neste trabalho, além de ser apresentado todo o conceito de Data Warehouse e CRM, será apresentado um modelo desenvolvido para o Sistema de Ouvidoria da ANEEL, visando ao armazenamento, transformação e apresentação dos dados em uma formatação acessível à gerência. Esta dissertação reforça ainda mais o conceito de que Data Warehouse é um dos avanços mais relevantes no projeto de banco de dados e, também, a solução para o problema de armazenamento de dados históricos.
Abstract: The organization of information represents today one of the greatest challenges for any corporation that generates great amount of data. The tendency of data volume is to increase even more due to the advance of incorporated technology, practically in all sectors of the institutions. Nowadays, there is a brand new segment of the industry dedicated to Data Warehouse, and Decision Support Systems, aiming the solution of problems related to storing and the integrity of data, as the case found in the database of the Customer Service at ANEEL, main subject of this work. The world of information system has reached such a maturity level that they are considered only operational processing systems but valid and a lot useful to the management support. In this work, in addition to presenting the whole concept of Data Warehouse and CRM, it will be presented a model developed but the Customer Service at ANEEL, aiming the storage, transformation and the presentation of data in such a way that is easily accessible by the management. This dissertation reinforces even more the concept that Data Warehouse is one the the most relevant advances in the database project, and also the only solution to the problem of storing historical data.
Palavras-chave: Organização das informações
Data Warehouse e CRM
ANEEL - Sistema de ouvidoria
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3774
Data do documento: 20-Dez-2002
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200231270.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.