Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/383
Tipo: Dissertação
Título: Trabalho Colaborativo baseado em Recursos Educacionais Abertos: uma experiência no Ensino de Ciências.
Autor(es): TORRES, Flávia Maria Carneiro
Abstract: Este trabalho busca compreender, por meio de uma oficina pedagógica, as relações existentes entre os estudantes de ciências de uma turma de oitavo ano e os recursos de TIC que permeiam o contexto educacional da atualidade. Sabe-se que um processo educativo, centrado no aluno, significa não apenas a introdução de novas tecnologias na sala de aula, mas, principalmente, uma reorganização de todo o processo de ensino. Diante deste fato, este trabalho tem como objetivo investigar as percepções dos alunos em relação a uma experiência colaborativa baseada em recursos educacionais abertos. Para isto, foi utilizada uma abordagem qualitativa e proposta uma pesquisa empírica com 34 alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de educação de Minas Gerais, situada em Itajubá, MG. Como ponto de partida, foi investigado o perfil tecnológico dos estudantes, usando-se um questionário. O conhecimento sobre os hábitos e habilidades dos alunos auxiliou no planejamento da oficina pedagógica, que proporcionou aos estudantes uma experiência de atividade colaborativa baseada em Recursos Educacionais Abertos e gerou como produto educacional, uma aplicação de hipermídia que apresenta conteúdos de autoria dos alunos. A fim de investigar os resultados da experiência proposta, foram-se aplicadas entrevistas semiestruturadas. Com os resultados das análises, espera-se que este estudo possa contribuir para o conhecimento das percepções dos alunos em relação a uma intervenção pedagógica inovadora e agregar informações para assuntos de interesse para a comunidade escolar, como uso de TIC, REA e trabalho colaborativo no ensino de ciências, que ainda precisam ser muito discutidos no contexto do ensino fundamental.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: TORRES, Flávia Maria Carneiro. Trabalho Colaborativo baseado em Recursos Educacionais Abertos: uma experiência no Ensino de Ciências. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/383
Data do documento: 26-Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_torres_2014.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.