Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Uma metodologia de análise de sistemas de potência aplicando o continuado qv e pv no ambiente de planejamento de sistemas elétricos
Autor(es): KRAUER, Tito Ronald Ocariz
Primeiro Orientador: SOUZA, Antônio Carlos Zambroni de
Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia para a priorização de futuras obras de planejamento sob o ponto de vista da estabilidade de tensão, sejam elas de transmissão, transformação e/ou compensação reativa. A metodologia é baseada na observação do comportamento das curvas PV e QV das barras do sistema elétrico em estudo. O desempenho do sistema elétrico de potência de interesse é analisado para o carregamento do caso base (1 pu), assim como para um carregamento perto do ponto de colapso, determinando o impacto das obras no sistema pela variação que as mesmas produzem nas margens de estabilidade de tensão do sistema. A região crítica ou as barras críticas do sistema foram identificadas através da maior componente do vetor tangente (VT). Os sistemas elétricos de potência selecionados para a realização das simulações foram três. Dois correspondentes a casos acadêmicos (14 barras e 30 barras do IEEE), e um correspondente a um caso real (Sistema elétrico de potência do Paraguai – Subsistema I - ANDE, de aproximadamente 225 barras e quatro níveis de tensão). Para cada sistema selecionado, foi determinada a margem de carga ativa do sistema (MC) obtida da curva PV e a margem de carga reativa das barras (MCR) a partir das curvas QV. Para poder obter informações relacionadas às curvas PV e QV (MC, MCR, índices, gráficos, etc.), foi desenvolvido um programa computacional. Ele permite traçar as curvas para uma barra específica, ou para todas as barras do sistema elétrico. Algumas características interessantes foram observadas, tanto nas simulações dos sistemas acadêmicos, quanto nas simulações do sistema real selecionado. Foram feitas duas análises com relação ao comportamento da curva QV: 1. Comportamento das curvas QV em todas as barras do sistema para vários pontos da curva PV, considerando o caso base que inclui todas as obras planejadas e as que serão priorizadas. 2. Comportamento das curvas QV em todas as barras do sistema para os mesmos pontos da curva PV anterior, mas com o contingenciamento de uma obra por vez. v Desta forma, a priorização das obras foi definida a partir da comparação destas duas situações. Para os casos acadêmicos as simulações foram processadas para todas as barras do sistema, enquanto que para o caso real as simulações foram processadas por classe de tensão. As conclusões obtidas são apresentadas e discutidas no trabalho.
Abstract: This work presents a methodology for prioritization, from a voltage stability point of view, of future reinforcements detected in the system planning, whether transmission, transformation and/or reactive compensation projects. The methodology is based on the evaluation of the behavior of PV and QV curves of the buses of the electric system under study. The performance of the power system of interest is analyzed for a base case loading (1 pu), as well as a loading corresponding to an operating point close to the bifurcation or instabilibility of the system, evaluating the impact of the reinforcement projects by the variation they produce in the system voltage stability margins. The critical region or buses of the system were identified by the higher norm of the components of the tangent (TV). Three power systems were used to performe the simulations. Two cases correspond to academic system (IEEE 14 and 30 bus systems respectively), and a third one corresponding to a real case (Paraguayan power system, ANDE Subsystem I, comprised of approximately 225 buses and four voltage levels). For each system selected, the active power margin is determined from the system PV curve (AM), as well as the reactive margin of the system buses based on QV curves (RM). A computer program has been develop in order to obtain information related to the PV and QV curves (AM, RM, indices, plots, charts, etc.). It allows to draw the curves for a specific bus, or for all the buses of the electrical system. Some interesting features were observed, both in the simulations of the academic systems, and in the simulations of the real system selected. Two analyzes were made regarding the behavior of the QV curves: 1. Performance of the QV curves in all buses of the system for various points of the PV curve, considering the base case that includes all the planned reinforcements that must be prioritized. 2. Performance of the QV curves in all buses of the system for the same points of the PV curve, above described, but with the contingency of a selected reinforcement at a time. vii In this way, the priorization of the reinforcement projects is defined based on comparison of these two situations. For the academic cases, the simulations have been processed for all the system buses, while for the real system case; the simulations were processed by voltage level classes. The conclusions obtained are presented and discussed within the work.
Palavras-chave: Estabilidade de tensão
Vetor tangente
Margem de carga reativa
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3844
Data do documento: 17-Dez-2007
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