Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3856
Tipo: Dissertação
Título: A aplicação de uma sequência didática de modo a otimizar a aprendizagem do conteúdo de fusão nuclear utilizando como tema gerador a evolução estelar.
Autor(es): SANTOS, Gabriela Corrêa dos
Primeiro Orientador: SILVA, Agenor Pina da
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar os resultados da aplicação de uma Sequência Didática (SD) para o ensino do conteúdo de fusão nuclear a partir da utilização do tema gerador evolução estelar. Este trabalho foi desenvolvido na disciplina AST 001: Conceitos de Astronomia do curso de Licenciatura em Física de uma universidade federal, durante o mês de julho de 2022, num total de 16 aulas, cada uma de 50 minutos. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários, gravações das aulas em áudio, diário de bordo e atividades avaliativas elaboradas no decorrer do desenvolvimento da sequência didática. Todas as atividades desenvolvidas foram estruturadas a partir dos Três Momentos pedagógicos de Delizoicv: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Foram aplicados dois questionários, o primeiro (pré-SD) no início e o outro no fim (pós-SD) da aplicação do trabalho, e cinco atividades avaliativas. Os dados do questionário pré-SD serviram para identificar o “perfil” do aluno ingressante no curso de Licenciatura em Física, assim como verificar quais conhecimentos em relação temática foram estudadas por eles no ensino médio. O segundo questionário foi utilizado para verificar se a proposta de ensinar fusão nuclear a partir da evolução estelar foi bem-sucedida, isso é, para verificar a aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos abordados durante a aplicação da SD. As atividades avaliativas versaram sobre o tema evolução estelar e sua relação com o contudo fusão nuclear. Apesar de apenas 7 alunos terem participado de todas as atividades desenvolvidas na SD, foi possível perceber que os estudantes se envolveram nas aulas e que os resultados encontrados mostraram que o trabalho foi bem-sucedido e que as respostas fornecidas pelos estudantes nas questões do questionário pós-SD foram bem mais elaboradas do que as fornecidas para as questões do questionário da pré-SD.
Palavras-chave: Ensino de astronomia
Tema gerador
Três momentos pedagógicos
Sequência didática
Fusão nuclear
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3856
Data do documento: 19-Mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023088.pdf877,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.