Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3862
Tipo: Dissertação
Título: Acoplamento para o campo escalar do tipo corrente ao longo de uma fronteira
Autor(es): SILVA, Walison Yan Aparecido da
Primeiro Orientador: RANGEL, Fabrício Augusto Barone
Resumo: Nessa Dissertação fazemos inicialmente um breve estudo sobre o campo escalar complexo sob ação de um potencial externo do tipo delta de Dirac concentrado ao longo de um plano. Consideramos o campo complexo com massa e fazemos uma abordagem com o campo estruturado em sua forma matricial. Para esse caso, obtemos a fun¸c˜ao de Green e a interação entre o potencial e uma fonte para o campo, que faz o papel do que viria a ser uma carga no eletromagnetismo. Os resultados obtidos não são originais, mas servem para introduzir o leitor ao estudo de campos sob a ação de potenciais externos do tipo delta de Dirac (assunto principal da Dissertação) e a abordagem do campo escalar complexo na sua forma matricial. Tal abordagem é utilizada no restante do trabalho. Posteriormente apresentamos um estudo sobre o campo escalar complexo interagindo com um potencial externo, em um acoplamento do tipo corrente. Estudamos a interação que surge entre o potencial e fontes estacionárias pontuais para o campo escalar. Esses são resultados originais, até onde sabemos, e apresentam características bem interessantes, ainda não observadas em nenhum outro modelo do tipo na literatura. Um dos motivos para isso decorre do fato de que o acoplamento considerado não é isotrópico, havendo distinção entre os dois lados do plano onde o potencial se concentra. Além da descrição de sistemas de matéria condensada, onde modelos de campos escalares s˜ao frequentemente utilizados, acreditamos que os resultados obtidos também possam ser úteis no estudo de modelos tipo MIT para campos bosônicos, onde não o campo, mas sua corrente associada é confinada. Alguns aspectos do modelo ainda devem ser explorados. Esperamos em breve obter resultados adicionais aqueles apresentados nesse texto e apresentar todos em forma de artigo científico a ser submetido para publicação.
Palavras-chave: Campo escalar
Potencial externo
Acoplamento anisotrópico
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::FÍSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Física
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3862
Data do documento: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023093.pdf567,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.