Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3947
Tipo: Dissertação
Título: Aproximação entre escola e cientistas em atividades de divulgação científica: quais aspectos da natureza da ciência emergem nesse contexto?
Autor(es): CORREIA, Ana Caroline Vieira
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as implicações de uma sequência didática, pautada em recursos e ações de divulgação científica que têm como foco aproximar estudantes da educação básica de pesquisadores da universidade e de seus contextos reais de trabalho, para a abordagem de aspectos da natureza da ciência (NdC). Esse trabalho é uma pesquisa de campo de caráter qualitativa, desenvolvida em uma escola pública, com estudantes do 1° ano do ensino médio. Através de uma abordagem explícita da NdC, as atividades foram promovidas em etapas, que consistiram em uma aplicação de um questionário prévio; leitura e discussão de um Texto de Divulgação Científica (TDC); visita aos laboratórios de pesquisa de cientistas de uma universidade local (ação realizada no contexto do projeto de extensão Hoje Vi um Cientista); e aplicação de questionário final. Os dados foram coletados por meio de questionários e gravações em áudio, e foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva, buscando construir categorias relativas à NdC. Nesse sentido, as categorias foram apresentadas e discutidas em 2 tópicos, sendo elas: Aspectos da NdC que se evidenciaram na sequência didática e concepções sobre a sequência didática expressas no questionário final. Assim, a partir do questionário inicial, os resultados indicam noções que se aproximam e que se afastam de concepções adequadas. O TDC permitiu que os alunos conhecessem e refletissem sobre aspectos como a economia da ciência, produtividade e comunidade científica. Durante a visita com os cientistas foi possível discutir questões como as influências sociais da ciência, colaboração, ética na ciência, papel da falibilidade e produtividade científica. Por fim, por meio do questionário final, foi notório que os alunos passaram a refletir mais sobre determinadas questões, como características físicas e psicológicas dos cientistas.
Abstract: This research aimed to investigate the implications of a didactic sequence, based on scientific dissemination resources and actions that focus on bringing basic education students closer to university researchers and their real work contexts, to approach aspects of the nature of science. science (NOS). This work is a qualitative field research, developed in a public school, with students of the 1st year of high school. Through an explicit NOS approach, the activities were promoted in stages, which consisted of an application of a previous questionnaire; reading and discussion of a Scientific Dissemination Text (SDT); visit to the research laboratories of scientists at a local university (action carried out in the context of the extension project “Hoje Vi um Cientista”); and application of final questionnaire. Data were collected through questionnaires and audio recordings, and were analyzed through a Discursive Textual Analysis, seeking to build categories related to the NOS. In this sense, the categories were presented and discussed in 2 topics, namely: Aspects of the NOS that were evident in the didactic sequence and conceptions about the didactic sequence expressed in the final questionnaire. Thus, through the initial questionnaire, the results indicate notions that approach and depart from adequate conceptions. The SDT allowed students to know and reflect on aspects such as the economy of science, productivity and scientific community. During the visit with the scientists it was possible to discuss issues such as the social influences of science, collaboration, ethics in science, the role of fallibility and scientific productivity. Finally, through the final questionnaire, it was clear that the students began to reflect more on certain issues, such as the physical and psychological characteristics of the scientists.
Palavras-chave: Natureza da ciência
Ações de divulgação científica
Cientistas
Educação básica
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3947
Data do documento: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023151.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.