Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3974
Tipo: Dissertação
Título: Análise de projetos de desenvolvimento de parcerias de negócios entre startups e grandes empresas em um contexto de inovação aberta: estudo de caso
Autor(es): SANTOS JUNIOR, Antonio Alves dos
Primeiro Orientador: MELLO, Carlos Henrique Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MINEIRO, Andréa Aparecida da Costa
Resumo: O presente trabalho se propõe ao desenvolvimento de um estudo que oriente o relacionamento de negócios entre Startups e Grandes Empresas, analisando os mecanismos de rede e orquestração que regem suas interações, identificando gargalos que comprometem as relações existentes e discorrendo sobre as melhores práticas que poderão nortear estas relações. Para tanto, explorou-se o conceito de Startups e os mecanismos de interação entre elas e as grandes corporações em um conceito de Inovação Aberta. O método adotado foi estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. De maneira geral, alguns aspectos identificados na teoria sobre o tema foram confirmados e aprofundados a partir das interações com os entrevistados (Startup, Grande Empresa e Centro de Inovação). A conclusão do trabalho é que o relacionamento de negócios entre Startups e Grandes Empresas é contemporâneo, benéfico para as partes, porém, deve ser criterioso e cuidadoso nas regras e gerenciamentos das etapas para que realmente se obtenha um relacionamento favorável para as partes e uma inovação bem-sucedida. Sugestões de melhorias para as barreiras foram apontadas, a fim de se colaborar para o tema e com o referencial teórico do assunto.
Abstract: This work proposes the development of a study to guide the business relationship between Startups and Large Companies, analyzing the network and orchestration mechanisms that govern their interactions, identifying bottlenecks that compromise existing relationships and discussing the best practices that can guide future relationships. Therefore, the concept of Startups and the mechanisms of interaction between them and large corporations in a concept of Open Innovation were explored. The adopted methodology was field study, with bibliographical research and interviews for data collection. As expected results, some aspects identified in the theory on the subject can be confirmed from the interactions with the interviewees. Others will not be so evident and will demonstrate, from the data collected and analyses, the influence of specific characteristics and realities in this process, which are also targets to be discovered in this study. The conclusion of the work should present important contributions for the different actors within this process: the network and orchestration mechanisms between the actors involved; large corporations and the challenge of operationalizing the relationship; and startups, with the challenge of effectively transforming such a relationship into a partnership for successful innovation.
Palavras-chave: Startups
Grandes empresas
Inovação aberta
Redes
Orquestração
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3974
Data do documento: 5-Abr-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2024015.pdf415,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.