UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/403
Tipo: Dissertação
Título: Análise de Potencial de Economia de Energia de Medidas específicas de processo na Indústria de Alimentos - Estudo de Caso: Segmento de Carnes.
Autor(es): TOLEDO, Renato Coli de
Abstract: O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e social de qualquer sociedade. O Brasil consumiu um total de energia de 236.753 x 10³ tep em 2012 sendo o setor industrial responsável por 88.966 x 10³ tep, ou seja, 37,58% do total. Uma forma de reduzir este consumo é a partir de politicas de promoção e incentivo a adoção de medidas de eficiência energética para o setor industrial. Porém estas políticas só podem ser reformuladas a partir de diagnósticos detalhados que sejam capazes de mostrar como a energia esta sendo consumida atualmente e como será a demanda do setor industrial no futuro. Para estes levantamentos são utilizados os modelos de previsão de demanda, que são a base para o planejamento energético, que pode definir qual a demanda futura de energia e também quais a medidas de economia de energia a serem incentivadas, levando em consideração os potenciais técnicos, econômicos e de mercado. O objetivo deste trabalho é desagregar o processo de produção do abate de bovinos e através dele analisar as possíveis medidas com maior potencial de economia de energia. Para tanto, é imprescindível destacar a significativa importância para analise do trabalho, a necessidade de desagregar as medidas de economia de energia por tipos para facilitar os estudos, possibilitando analisar medidas em áreas mais amplas, como as medidas transversais e medidas de processo, sendo que as que medidas de processo foram utilizadas como método a desagregação para se obter as operações unitárias. É importante considerar também como fator preponderante do estudo o consumo específico partindo da produção física, através da energia útil, obtendo desta forma, a energia final. Em suma, pode-se dizer que este estudo pode ser aplicado em qualquer área da indústria, desde que haja algumas adaptações. Além disso, é possível concluir que, utilizando as medidas de processo, pôde-se obter uma significativa redução no consumo de energia para o abate de bovinos, se comparado às medidas transversais.
Citação: TOLEDO, Renato Coli de. Análise de Potencial de Economia de Energia de Medidas específicas de processo na Indústria de Alimentos - Estudo de Caso: Segmento de Carnes. 2013. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/403
Data do documento: Nov-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_toledo_2013.pdf1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.