Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Ensino de física e educação especial: atividades experimentais inclusivas e suas contribuições
Autor(es): FEITOZA, Natã Nadher Rezende
Primeiro Orientador: FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar possibilidades de aplicação de uma atividade prático-experimental inclusiva em um ambiente não-formal de ensino, tendo como lente teórica a Didática Multissensorial e a teoria Histórico-cultural de Vygotsky. Partindo de um trabalho anterior, foi construído um experimento sobre absorção de luz por objetos de cores distintas, com o emprego de inscrições em braile e fitas táteis para a leitura e identificação de cada cor por pessoas não videntes. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, este trabalho foi desenvolvido em três etapas: uma entrevista semiestruturada com o professor responsável pelo centro de ciências da Universidade Federal de Itajubá, denominado InterCiências, onde ocorreu a pesquisa; uma validação prática com duas pessoa com deficiência; e, a aplicação final em uma turma teste. A primeira etapa buscou investigar a funcionalidade do experimento quanto aos seus conceitos físicos e o contexto em que foi empregado, além de descrever o histórico do InterCiências sobre acessibilidade e suas demandas. No segundo momento da pesquisa, foi investigada a aplicabilidade do experimento para uma pessoa com deficiência visual, no que diz respeito a facilidade de leitura tátil e o tempo médio necessário para uma interpretação adequada da proposta experimental. Por fim, a última fase voltou-se para a usabilidade do experimento em um ambiente inclusivo, buscando favorecer o Ensino de Física para alunos com e sem deficiência, ou seja, sem o uso de atividades separadas e promovendo a possibilidade de interação entre um público mais diverso. Os resultados das três etapas indicaram potencial do experimento ao ser utilizado por pessoas com deficiência visual e sem deficiência visual, no que diz respeito à aprendizagem, possibilidade de identificação e reconstrução de concepções alternativas nos alunos. Em relação ao tempo para interpretação das cores escritas em braille pela com deficiência visual em comparação com os alunos normovisuais, quando a comparação é feita com alguém experiente na escrita braille a discrepância é de cerca de cinco segundos, o que demonstra possibilidade de uma interação e inclusão efetiva em um contexto de ensino.
Abstract: This study aimed to investigate possibilities for the application of an inclusive practical-experimental activity in a non-formal educational setting, using Multisensory Didactics and Vygotsky's Cultural-Historical theory as theoretical frameworks. Building upon previous work, an experiment on light absorption by objects of different colors was devised, employing Braille inscriptions and tactile strips for reading and identifying each color by visually impaired individuals. As a qualitative research endeavor, this study unfolded in three stages: a semi-structured interview with the professor in charge of the science center at the Federal University of Itajubá, named InterCiências, where the research took place; a practical validation involving two persons with disabilities; and a final application with a test group. The first stage sought to assess the functionality of the experiment concerning its physical concepts and the context in which it was employed, as well as to describe InterCiências' accessibility history and its demands. In the second phase, the experiment's applicability for visually impaired individuals was investigated, focusing on tactile readability and the average time needed for proper interpretation of the experimental proposal. Lastly, the last phase examined the experiment's usability in an inclusive environment, aiming to enhance Physics Education for students with and without disabilities, without resorting to separate activities and promoting the possibility of interaction among a more diverse audience. The results from the three stages indicated the experiment's potential for use by both visually impaired and sighted individuals in terms of learning, identification, and reconstruction of alternative conceptions in students. Regarding the time taken to interpret the Braille-written colors by visually impaired individuals compared to sighted students, when compared to someone experienced in Braille writing, the discrepancy is approximately five seconds, demonstrating the possibility of effective interaction and inclusion in an educational context.
Palavras-chave: Ensino de física
Educação especial
Atividade prático-experimental
Ensino não-formal
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4080
Data do documento: 28-Mar-2024
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