Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4090
Tipo: | Dissertação |
Título: | As potencialidades de um experimento controlado remotamente sobre o tema energia renovável: uma análise da percepção de estudantes de um curso de licenciatura em física em fase final de formação |
Autor(es): | GUSMÃO, Thiago Coimbra de |
Primeiro Orientador: | CAETANO, Thiago Costa |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta traçar um perfil dos licenciandos que se encontram em fase final de formação buscando identificar qual o contato que tais alunos têm com as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) durante sua formação, assim como as compreensões que apresentam sobre o que são essas tecnologias, e sobre a necessidade da inserção das TDIC como uma ferramenta para o professor no currículo dos licenciandos. Foi desenvolvido um experimento no qual é demonstrada a conversão de energia luminosa em energia elétrica e realizada entrevistas semi-estruturadas com a finalidade de identificar quais as percepções de tais alunos de experimento remoto com o tema energia. Os dados demonstram que inicialmente a compreensão da tecnologia é exclusivamente por meio de dispositivos digitais, e que essa compreensão vai se ampliando durante o curso de licenciatura em Física em suas disciplinas que envolvem tecnologias. Ainda, foi possível também perceber que há necessidade de uma melhor implementação das TDIC na formação dos alunos de maneira que a tecnologia possa ser utilizada como uma ferramenta efetiva para o ensino, uma vez que essa contribui com o processo de ensino. Quando apresentados ao experimento que foi desenvolvido, o interesse e o entusiasmo demonstrado pelos licenciandos com a possibilidade da aplicação do experimento em sala de aula é notório. |
Abstract: | This work aims to draw a profile of undergraduate students who are in the final phase of their training, seeking to identify what contact these students have with TDIC during their training, as well as the understandings they present about what these technologies are, and about the need to include TDIC in the curriculum. An experiment was developed in which the conversion of light energy into electrical energy was demonstrated and semi-structured interviews were carried out with the purpose of identifying the perceptions of such students regarding a remote experiment with the theme of energy. The data demonstrate that initially the understanding of technology is exclusively related to digital devices, and that this understanding expands during the course. There is still a need for better implementation of TDIC in student training so that technology can be used as a teaching tool, as it contributes to the teaching and learning process. When presented with the experiment that was developed, the interest and enthusiasm shown by the undergraduates in applying the experiment in the classroom is notable. |
Palavras-chave: | Experimento remoto Laboratório remoto Energia Educação e tecnologias |
CNPq: | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
Sigla da Instituição: | UNIFEI |
metadata.dc.publisher.department: | IFQ - Instituto de Física e Química |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4090 |
Data do documento: | 10-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_2024086.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.