Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Análise dos métodos baseados em valor para precificar um software de inteligência de dados
Autor(es): COSTA, Frâneli Eduarda Rezende
Primeiro Orientador: PAMPLONA, Edson de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MONTEVECHI, José Arnaldo Barra
Resumo: Observando as tendências crescentes dos últimos anos no mercado e em soluções de tecnologia da informação, nota-se que um desafio que muitas empresas enfrentam é saber exatamente qual é a melhor forma de precificar seus produtos e/ou serviços de forma confiante. Estudos afirmam que a estratégia de precificação mais utilizada para precificar serviços comercializados na estrutura de computação em nuvem é a de valor percebido. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é precificar uma plataforma, a qual é comercializada na arquitetura de software como serviço (SaaS), considerando seu valor percebido e utilizando de um framework proposto por Hinterhuber (2004). Para isso, uma pesquisa-ação é conduzida dentro de uma empresa de tecnologia da informação a qual possui relações comerciais business-to-business (B2B). Após seguir os passos do framework estudado, concluiu-se que uma possível redução de até 25% no preço atual pode ser lucrativa, considerando que o objetivo principal deste estudo e da precificação é aumentar a participação da empresa no mercado.
Abstract: Observing the growing trends in the market and in information technology solutions over the past few years, it is evident that a significant challenge many companies face is determining the best way to price their products and/or services with confidence. Studies indicate that the most used pricing strategy for services offered in the cloud computing structure is value-based pricing. In this context, the objective of this work is to price a platform, which is marketed in the software as a service (SaaS) architecture, considering its perceived value and utilizing a framework proposed by Hinterhuber (2004). To achieve this, an action research is conducted within an information technology company that engages in business-to-business (B2B) commercial relationships. After following the steps of the studied framework, it was concluded that a possible reduction of up to 25% in the current price could be profitable, considering that the main goal of this study and the pricing strategy is to increase the company's market share.
Palavras-chave: Precificação
Software como serviço (SaaS)
Estratégia de preço
Precificação inteligente
Valor percebido
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4128
Data do documento: 10-Jul-2024
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