Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/416
Tipo: Dissertação
Título: Propriedades mecânicas, adesivas e Adsorção de Água de Polímeros Epoxídicos.
Autor(es): ESPINOSA, Andrés Felipe Pineda
Abstract: O presente trabalho visa ao estudo de formulações epoxídicas na procura de materiais flexiveis que possam ter novas perspectivas de aplicação. Foram escolhidas doze formulações poliméricas baseadas nos monômeros Éter Diglicidílico do Bisfenol A (DGEBA) e Éter Diglicidílico do Glicerol (DGEG), mudando as aminas alifáticas e cicloalifáticas utilizadas como agentes de cura e as proporções de diluente reativo. Estas misturas foram formuladas na razão estequiométrica, equivalente epóxi-equivalente. Em cada uma das formulações foi realizado o processo de cura determinado acima da temperatura de transição vítrea, para depois, avaliar as propriedades térmicas, mecânicas, adesivas e a absorção de agua dos polímeros produzidos. As propriedades térmicas das formulações foram avaliadas por Calorimetria Diferencial Exploratória (DSC) e por Análise Termogravimétrica (TGA), encontrando-se uma estabilidade térmica para todas as formulações até os 250°C, alguns deles começam a degradar a partir desta temperatura. As propriedades mecânicas foram determinadas a través dos ensaios de tração, flexão em três pontos e compressão uniaxial, segundo as normas ASTM para cada ensaio. As curvas tensão-deformação dos sistemas poliméricos estudados mostraram que dependendo da amina há mudanças significativas na resistência à flexão. Nos ensaios de compressão foi observada a diminuição da resistência à compressão quando a formulação polimérica continha diluente reativo. Foi utilizado um substrato metálico de aço inoxidável 316L, polido e funcionalizado com silano como agente promotor de adesão interfacial polímero/substrato, a fim de realizar as medições do ângulo de contato das formulações poliméricas epoxídicas sobre o substrato e assim determinar propriedades adesivas. Verificou-se a diminuição do ângulo de contato entre o substrato e as formulações epóxi quando aumenta a concentração de diluente. A resistência adesiva das juntas coladas e a influência da mudança do agente de cura foram analisadas. A capacidade absorção de agua a 37°C de todos os polímeros estudados foi analisada por um período de oito meses observando-se uma baixa absorção de água cujo comportamento obedeceu a segunda lei de Fick, em todas as formulações.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: ESPINOSA, Andrés Felipe Pineda. Propriedades mecânicas, adesivas e Adsorção de Água de Polímeros Epoxídicos. 2014. 61 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/416
Data do documento: 20-Mai-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_espinosa_2014.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.