Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 2: Itabira PPG - Programas de Pós-Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental em recursos hídricos para escolas do município de Itabira/MG
Título(s) alternativo(s): Environmental education in water resources for schools in the municipality of Itabira/MG
Autor(es): MEIRELES, Dayane Valéria Santos Pereira de
Primeiro Orientador: FREITAS, Ana Carolina Vasques
metadata.dc.contributor.referee1: COUTO, Eduardo de Aguiar do
metadata.dc.contributor.referee2: LAYRARGUES, Philippe Pomier
Resumo: Diante dos constantes episódios de crises hídricas em várias regiões do Brasil, e dos problemas socioambientais ainda não resolvidos, se faz necessário promover a Educação Ambiental (EA) dentro de instituições educacionais. Este trabalho teve o intuito de conhecer a realidade da EA em recursos hídricos e mineração no município de Itabira/MG, com a elaboração de uma proposta de projeto interdisciplinar para promover a transversalidade da temática da água no ambiente escolar, de modo a potencializar o engajamento social, e auxiliar na gestão e regulação dos recursos hídricos no Brasil. Sabe-se que o município escolhido como área de estudo deste trabalho possui particularidades, como a atividade de mineração, e é importante que seja possível fomentar a questão do pertencimento local, para considerar os saberes populares, a fim de promover a conscientização e valorização ética da água. Para isso, foram realizadas ações em duas escolas públicas municipais com estudantes do Ensino Fundamental I. O percurso metodológico deste estudo consistiu, primeiramente, em uma avaliação diagnóstica acerca do conhecimento prévio e uma introdução ao tema, com foco nas problemáticas de um curso d’água próximo às duas escolas. A construção de um histórico local e possíveis soluções cotidianas para o uso sustentável da água foram trabalhadas com os alunos, aprimorando-se a EA nesta temática, tendo como público alvo as comunidades itabiranas, com foco especial para os alunos e comunidade escolar das regiões próximas às barragens de rejeitos. Buscou-se também abordar a relação entre recursos hídricos (RHs) e mineração, particularmente, os riscos de rompimento de barragens e o comprometimento da qualidade da água. Nesse sentido, também foram aplicados questionários com a comunidade que participou de um simulado de emergência de rompimento de barragens de rejeitos de mineração. Finalmente, foi elaborado um projeto interdisciplinar em EA, com ênfase nos recursos hídricos. Pode-se verificar, a partir do diagnóstico inicial, pouco conhecimento acerca da necessidade de preservação dos RHs e a relação destes com a mineração. Contudo, após as ações de EA aplicadas nas duas escolas, verificou-se que houve o entendimento, por parte dos discentes, que, caso houvesse algum rompimento de barragem na cidade, isso afetaria toda a água da bacia, impactando grandemente os RHs. As ações aplicadas nas escolas também despertaram os discentes para a necessária cobrança de responsabilidades quanto ao monitoramento dos riscos das barragens. Por fim, notou-se também a falta de inclusão dos deficientes, idosos e crianças nos simulados de emergência, destacando a vulnerabilidade dessa população que habita em Zonas de Sacrifício. Assim, estes resultados podem contribuir para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11, que “trata de cidades e comunidades sustentáveis”. Além disso, os mesmos podem auxiliar os gestores da esfera pública e privada a estabelecer estratégias eficientes e inclusivas na realização dos simulados e promover a participação ativa da comunidade na temática da segurança de barragens e na preservação dos RHs.
Abstract: Faced with the constant episodes of water crises in many regions of Brazil, and the socioenvironmental problems still unresolved, it is necessary to promote Environmental Education within educational institutions. This work aimed to understand the reality of EE in water resources and mining in the municipality of Itabira/MG, with the elaboration of an interdisciplinary project proposal to promote the transversality of the water theme in the school environment, in order to enhance engagement social, and assist in the management and regulation of water resources in Brazil. Thus, we researched how the topic of water resources is addressed in the municipality of Itabira/MG in terms of Environmental Education, in order to promote social engagement and assist in the management and regulation of these resources. It is known that the chosen municipality has particularities, such as mining activity, and it is important that it is possible to promote the issue of local belonging, considering popular knowledge, in order to promote awareness and ethical appreciation of water. To this end, actions were carried out in two municipal public schools with elementary school students. The methodological approach of this study consisted, firstly, of a diagnostic assessment of prior knowledge and an introduction to the topic, focusing on the problems of a watercourse near the two schools. The construction of a local history and possible everyday solutions for the sustainable use of water were worked on with the students, improving the EE on this topic, targeting the communities of Itabira, with a special focus on students and the school community in the regions near the tailings dams. We also sought to address the relationship between water resources (WRs) and mining, particularly the risks of dam ruptures and the compromise of water quality. In this sense, questionnaires were also applied to the community that participated in an emergency simulation of mining tailings dam ruptures. Finally, an interdisciplinary EE project was developed, with an emphasis on water resources. The initial diagnosis revealed little knowledge about the need to preserve the RHs and their relationship with mining. However, after the EA actions implemented in both schools, it was found that the students understood that if a dam were to break in the city, this would affect all the water in the basin, greatly impacting the RHs. The actions implemented in the schools also made the students aware of the need to demand responsibility for monitoring the risks of dams. Finally, it was also noted that the disabled, elderly and children were not included in the emergency simulations, highlighting the vulnerability of this population living in Sacrifice Zones. Thus, these results can contribute to Sustainable Development Goal (SDG) number 11, which “deals with sustainable cities and communities”. In addition, they can help public and private sector managers establish efficient and inclusive strategies for carrying out simulations and promote active community participation in the issue of dam safety and the preservation of RHs.
Palavras-chave: Comunidade escolar
School community
Curso d’água
Water course
Gestão dos recursos hídricos
Water resources management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA::CONSERVACAO DE BACIAS HIDROGRAFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: PPG - Programas de Pós Graduação - Itabira
metadata.dc.publisher.program: PPG - Programas de Pós Graduação - Itabira
Citação: MEIRELES, Dayane Valéria Santos Pereira de. Educação Ambiental em recursos hídricos para escolas do município de Itabira-MG. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – PROFÁGUA), Instituto de Ciências Puras e Aplicadas, Universidade Federal de Itajubá, Campus de Itabira, Minas Gerais, 2024. Acesso em: dd mm aaaa. Disponível em: <https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4208>.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4208
Data do documento: 21-Out-2024
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