Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/423
Tipo: Dissertação
Título: Identidade Docente e Educação Especial: perfil e história de vida de professores das salas de atendimento educacional especializado da rede de ensino fundamental das escolas municipais de Itajubá/MG.
Autor(es): FRANCISQUINI, Rozana de Fátima
Abstract: A ideia dessa pesquisa surgiu do questionamento sobre quais características pessoais e formativas estão presentes na construção da identidade docente (ID) dos professores do atendimento educacional especializado (AEE) do ensino fundamental das escolas municipais de Itajubá/MG, e quais elementos dessa identidade contribuem para atuar com alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa e os procedimentos de coleta de dados são o questionário com perguntas abertas e fechadas, para conhecer o perfil destes professores, e a entrevista semiestruturada, para identificar elementos da identidade docente de alguns deles. Na primeira parte deste trabalho, o levantamento do perfil, participaram 11 professoras. Dessa análise foram definidos critérios para a seleção das 3 professoras que participaram da segunda parte, a entrevista para pesquisar a construção da identidade docente. Na análise das entrevistas buscou-se identificar os elementos constituintes da identidade docente presentes na história de vida dos professores e suas repercussões na prática com alunos com NEE. Foi possível identificar que o desejo de ser professor pode iniciar na infância e ser reelaborado na vida adulta. As dificuldades na aprendizagem de conteúdos específicos influenciam na escolha da área de atuação na docência e o contato afetivo com o professor é importante na motivação da aprendizagem do aluno com dificuldade. O professor carrega consigo lembranças das características da escola que frequentou, fato que contribuirá para a formação da sua identidade docente. Vimos que as dificuldades socioeconômicas e culturais presentes na trajetória das entrevistadas influenciaram nas suas escolhas pessoais e profissionais e a identificação com os professores da graduação atuou como fator reforçador nas escolhas das áreas de atuação. Todas enfrentaram dificuldades relacionadas à inexperiência profissional e salas de aula com condições precárias. Identificamos que a escolha de atuar na educação especial aconteceu de formas variadas e nem sempre como um desejo imediato do professor. A experiência profissional é um fator importante nessa escolha e que apenas a formação inicial não determina a segurança e os conhecimentos necessários para trabalhar no ensino especial.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: FRANCISQUINI, Rozana de Fátima. Identidade Docente e Educação Especial: perfil e história de vida de professores das salas de atendimento educacional especializado da rede de ensino fundamental das escolas municipais de Itajubá/MG. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/423
Data do documento: 19-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_francisquini_2016.pdf976,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.