Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4243
Tipo: | Dissertação |
Título: | A compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática. |
Autor(es): | VITÓRIO, Helena de Oliveira |
Primeiro Orientador: | MELLO, Adilson da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | SANTOS, Janaina Roberta dos |
Resumo: | Esta dissertação acompanhou o processo compreensivo de estudantes do primeiro ano do ensino médio sobre a relação natureza-cultura ao serem apresentados à perspectiva interdisciplinar e crítica à modernidade proferida por Bruno Latour. Esta pesquisa se insere no campo interdisciplinar por ser guiada pela perspectiva latouriana que questiona a disciplinarização do conhecimento e integra saberes de diferentes áreas para tecer sua tese de que jamais fomos modernos. Dessa forma, os conceitos e proposições latourianas que visam romper com a dicotomia cultura-natureza, como “rede”, “híbridos” e “Gaia” foram apresentados aos estudantes em meio ao desenvolvimento de uma sequência didática planejada pela professora-pesquisadora. A metodologia adotada para a análise dos dados foi a hermenêutico-dialética. Ao utilizarmos a hermenêutica como guia, entregamos os sujeitos do conhecimento e desta pesquisa aos horizontes do problema, enquanto a dialética, por meio da concepção de que tudo obedece a um processo, permite a análise crítica das contradições e transformações que emergem do contexto e dos discursos dos estudantes. A pesquisa identificou uma síntese temporária-contextualizada de forças contraditórias, pois embora os estudantes demonstrem facilidade em assimilar os aspectos do pensamento moderno que influenciaram uma postura antropocêntrica e utilitarista sobre a natureza e articulem, a partir do contato com conceitos latourianos, uma crítica à dicotomia criada e a necessidade de uma nova postura ética, seus discursos e as próprias posturas narradas apresentam contradições e a presença de uma visão antropocêntrica em seus cotidianos. |
Palavras-chave: | Natureza-cultura Bruno Latour Interdisciplinar Crítica à modernidade Sequência didática Análise hermenêutico-dialética |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
Sigla da Instituição: | UNIFEI |
metadata.dc.publisher.department: | IRN - Instituto de Recursos Naturais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
Citação: | VITÓRIO, Helena de Oliveira. A compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática. Itajubá – MG. 2024. 73 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4243 |
Data do documento: | 10-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_2025033.pdf | 6,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.