Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4243
Tipo: Dissertação
Título: A compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática.
Autor(es): VITÓRIO, Helena de Oliveira
Primeiro Orientador: MELLO, Adilson da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SANTOS, Janaina Roberta dos
Resumo: Esta dissertação acompanhou o processo compreensivo de estudantes do primeiro ano do ensino médio sobre a relação natureza-cultura ao serem apresentados à perspectiva interdisciplinar e crítica à modernidade proferida por Bruno Latour. Esta pesquisa se insere no campo interdisciplinar por ser guiada pela perspectiva latouriana que questiona a disciplinarização do conhecimento e integra saberes de diferentes áreas para tecer sua tese de que jamais fomos modernos. Dessa forma, os conceitos e proposições latourianas que visam romper com a dicotomia cultura-natureza, como “rede”, “híbridos” e “Gaia” foram apresentados aos estudantes em meio ao desenvolvimento de uma sequência didática planejada pela professora-pesquisadora. A metodologia adotada para a análise dos dados foi a hermenêutico-dialética. Ao utilizarmos a hermenêutica como guia, entregamos os sujeitos do conhecimento e desta pesquisa aos horizontes do problema, enquanto a dialética, por meio da concepção de que tudo obedece a um processo, permite a análise crítica das contradições e transformações que emergem do contexto e dos discursos dos estudantes. A pesquisa identificou uma síntese temporária-contextualizada de forças contraditórias, pois embora os estudantes demonstrem facilidade em assimilar os aspectos do pensamento moderno que influenciaram uma postura antropocêntrica e utilitarista sobre a natureza e articulem, a partir do contato com conceitos latourianos, uma crítica à dicotomia criada e a necessidade de uma nova postura ética, seus discursos e as próprias posturas narradas apresentam contradições e a presença de uma visão antropocêntrica em seus cotidianos.
Palavras-chave: Natureza-cultura
Bruno Latour
Interdisciplinar
Crítica à modernidade
Sequência didática
Análise hermenêutico-dialética
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: VITÓRIO, Helena de Oliveira. A compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática. Itajubá – MG. 2024. 73 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4243
Data do documento: 10-Dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2025033.pdf6,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.