Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/426
Tipo: Dissertação
Título: Qualidade hídrica e perfil de resistência de bactérias heterotróficas em águas de nascentes sobre diferentes usos do solo, na microbacia do ribeirão José Pereira (Itajubá – MG).
Autor(es): CARVALHO, Brenda Mayra Fernandes de
Abstract: A microbacia do Ribeirão José Pereira está totalmente inserida no município de Itajubá, MG. É uma área bastante diversificada e de grande importância, pois é o local onde estão as principais nascentes hídricas que fornecem água para o abastecimento da cidade. A população rural da microbacia faz intenso uso dessas águas para diversos fins, inclusive o nutricional e, por isso, deve haver uma preocupação com a sua qualidade. O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade hídrica e o perfil de resistência de bactérias heterotróficas em nascentes sobre diferentes usos do solo da microbacia. Para isso, foram realizadas coletas de amostras em 12 nascentes, em duas estações do ano, seca e chuvosa, seguindo-se a determinação de atributos físico (turbidez), químicos (condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, pH, carbono orgânico total, acidez, alcalinidade e dureza) e microbiológicos (densidade total de bactérias heterotróficas, número mais provável de coliformes totais e Escherichia coli), incluindo testes de resistência bacteriana frente a 10 antimicrobianos: penicilina, vancomicina, aztreonam, cefalexina, amoxicilina, cefoxitima, cefepime, ciprofloxacino, cloranfenicol e gentamicina. Os dados obtidos foram avaliados por meio da análise de componentes principais. Os resultados mostraram que não foi possível estabelecer uma relação entre a qualidade hídrica e o perfil de resistência bacteriana com as formas de uso e cobertura do solo no entorno das nascentes, entretanto, observou-se melhor qualidade hídrica na estação seca.
Citação: CARVALHO, Brenda Mayra Fernandes de. Qualidade hídrica e perfil de resistência de bactérias heterotróficas em águas de nascentes sobre diferentes usos do solo, na microbacia do ribeirão José Pereira (Itajubá – MG). 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/426
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_carvalho2_2015.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.