Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4283
Tipo: | Dissertação |
Título: | A história da ciência brasileira na revista Ciência Hoje: aspectos historiográficos e da natureza da ciência e suas implicações ao ensino de ciências |
Autor(es): | MUNIZ, Leticia Alkimin |
Primeiro Orientador: | ROZENTALSKI, Evandro Fortes |
Resumo: | Na literatura, as potencialidades da implementação da História da Ciência (HC) no Ensino de Ciências estão amplamente registradas, como humanizar a ciência, fomentar uma compreensão mais rica acerca dos conceitos científicos e promover o entendimento do processo social e histórico de construção coletiva e gradual dos conhecimentos científicos. Entretanto, os episódios históricos propostos e/ou implementados são majoritariamente focados na ciência internacional, sem abordar a História da Ciência Brasileira (HCB). Ademais, a integração de episódios históricos no ensino é permeada por dificuldades, especialmente, a falta de obras historiográficas adequadas para o ambiente escolar. Assim, é primordial analisar os materiais de divulgação científica em relação às suas potencialidades e limitações, quanto aos aspectos historiográficos e da Natureza da Ciência (NdC), para que estes possam ser utilizados como recursos didáticos adequados para a implementação da História e Natureza da Ciência no ensino. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar os textos de divulgação científica (TDC) da revista Ciência Hoje (CH) que tratam da HCB, com foco investigativo nos aspectos historiográficos e da NdC. Para tanto, foram selecionados TDC publicados na CH no período de 1982 a 1992 e de 2006 a 2016, totalizando treze textos, por meio da busca de termos chave “História”, “Ciência”, “Brasil”, “Brasileiro” e “Nacional” nas edições digitais da revista. Para a análise do corpus documental foi realizada a Análise Textual Discursiva, que possibilitou a construção de três categorias centrais que foram divididas em algumas subcategorias mais especificas. Diante do exposto, verifica-se que há TDC sobre a História da Ciência Brasileira na CH, e que estes apresentam aspectos historiográficos adequados, como a interpretação diacrônica e a abordagem detalhada do episódio histórico, e inadequados, como a interpretação anacrônica e a abordagem panorâmica do episódio, de acordo com a historiografia da ciência. Simultaneamente, esses textos também veiculam visões da NdC consideradas tanto adequadas, como a concepção da ciência influenciada por fatores externos e do cientista como uma pessoa integrada à sociedade, quanto inadequadas, como a concepção de que a ciência é construída por homens geniais por meio da aplicação mecânica de um método infalível. Dessa forma, estes TDCS podem ser recursos didáticos adequados para implementação da HC, se forem complementados e aplicados com criticidade. |
Abstract: | Education is widely recorded, such as humanizing science, fostering a richer understanding of scientific concepts, and promoting the understanding of the social and historical process of collective and gradual construction of scientific knowledge. However, the proposed and/or implemented historical episodes are mostly focused on international science, without addressing the History of Brazilian Science (HBC). Furthermore, the integration of historical episodes in teaching is permeated by difficulties, especially the lack of historiographical works suitable for the school environment. Thus, it is essential to analyze scientific dissemination materials in relation to their potentialities and limitations, regarding historiographical aspects and the Nature of Science (NOS), so that they can be used as appropriate teaching resources for the implementation of the History and Nature of Science in teaching. Thus, the objective of this research is to analyze the scientific popularization texts (SPT) of the Ciência Hoje (CH) magazine that deal with the HBC, with an investigative focus on historiographical aspects and the NOS. To this end, SPT published in CH between 1982 and 1992 and between 2006 and 2016 were selected, totaling thirteen texts, by searching for the key terms “History”, “Science”, “Brazil”, “Brazilian” and “National” in the digital editions of the journal. To analyze the documentary corpus, Discursive Textual Analysis was performed, which allowed the construction of three central categories that were divided into some more specific subcategories. In view of the above, it is verified that there is SPT on the History of Brazilian Science in CH, and that these present adequate historiographical aspects, such as the diachronic interpretation and the detailed approach of the historical episode, and inadequate ones, such as the anachronistic interpretation and the panoramic approach of the episode, according to the historiography of science. At the same time, these texts also convey views of the NOS that are considered both adequate, such as the conception of science as influenced by external factors and of the scientist as a person integrated into society, and inadequate, such as the conception that science is constructed by geniuses through the mechanical application of an infallible method. Thus, these SPT can be adequate teaching resources for the implementation of HC, if they are complemented and applied critically. |
Palavras-chave: | História da ciência brasileira Historiografia da ciência Natureza da ciência Revista Ciência Hoje |
CNPq: | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
Sigla da Instituição: | UNIFEI |
metadata.dc.publisher.department: | IFQ - Instituto de Física e Química |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
Citação: | MUNIZ, Leticia Alkimin. A história da ciência brasileira na revista Ciência Hoje: aspectos historiográficos e da natureza da ciência e suas implicações ao ensino de ciências. 2025. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4283 |
Data do documento: | 11-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_2025067.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.