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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4323Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | BORGES, Lucas Alves | - |
| dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| dc.identifier.citation | BORGES, Lucas Alves. Análise e implementação de um algoritmo de sensação de movimento em uma plataforma de 2 graus de liberdade para treinamento de operadores de caminhões fora de estrada. 2025. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) - Instituto de Ciências Tecnológicas, Universidade Federal de Itajubá, Campus Theodomiro Carneiro Santiago. Itabira, 2025. Disponível em: <https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4323>. Acesso em: dd mm aaaa. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4323 | - |
| dc.description.abstract | Vehicle simulators in mining environments play an increasingly vital role in the development and training of operators, offering high safety, reliability, low cost, and the ability to create scenarios that would be difficult to reproduce under real conditions. However, due to spatial constraints, simulators cannot fully replicate the movements of real vehicles, especially off-highway trucks like the CAT793F, which exhibit distinct behaviors in acceleration, braking, turning, and other maneuvers. This work presents a methodology for implementing a washout-type Motion Cueing Algorithm (MCA) on a motion platform with two degrees of freedom (DoF), designed to simulate pitch and roll movements consistent with the operating conditions of mining trucks. The proposed algorithm was compared with an alternative approach and showed promising results, with better motion representation, lower response delay, and reduced system-induced noise. The evaluation of the results was conducted in three main stages: initially through an objective analysis using the OMCT (Objective Motion Cueing Test), followed by a comparison with the expected response of the human vestibular system, highlighting a good similarity, especially in the semicircular canals. Finally, the influences of noise and disturbances observed in the platform’s response were considered, with these deviations being strongly associated with dynamic effects resulting from the lack of anchoring of the base to the ground. This condition favors undesired displacements and imbalances during motion, directly affecting the accuracy of the simulation and the stability of the system. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Agência 1 | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Algoritmo de sensação de movimento | pt_BR |
| dc.subject | Motion cueing algorithm | pt_BR |
| dc.subject | Plataforma de movimentos | pt_BR |
| dc.subject | Motion platform | pt_BR |
| dc.subject | Sistema Vestibular | pt_BR |
| dc.subject | Vestibular system | pt_BR |
| dc.title | Análise e implementação de um algoritmo de sensação de movimento em uma plataforma de 2 graus de liberdade para treinamento de operadores de caminhões fora de estrada | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.date.available | 2025-07-01 | - |
| dc.date.available | 2025-12-03T11:28:13Z | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-03T11:28:13Z | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2090428456321383 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | VITOR, Giovani Bernardes | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9780560304367459 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | RODOR, Fadul Ferrari | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6005927979152448 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Os simuladores de veículos em ambientes de mineração desempenham um papel cada vez mais vital no desenvolvimento e capacitação de operadores, oferecendo alta segurança, confiabilidade, baixo custo e a possibilidade de criar cenários que seriam difíceis de reproduzir em condições reais. No entanto, devido a restrições espaciais, os simuladores não conseguem replicar integralmente os movimentos dos veículos reais, em especial os caminhões fora de estrada, como o CAT793F, que apresentam comportamentos característicos em aceleração, frenagem, curvas e outros deslocamentos. Este trabalho apresenta uma metodologia para a implementação de um Algoritmo de Motion Cueing (MCA) do tipo washout em uma base de movimento com dois graus de liberdade (degrees of freedom - DoF), projetada para simular os movimentos de pitch e roll, condizentes com as condições operacionais dos caminhões em ambientes de mina. O algoritmo proposto foi comparado com a parametrização utilizada por outro autor e apresentou resultados promissores, com melhor representação do movimento, menor atraso de resposta e redução de ruídos provenientes do sistema. A avaliação dos resultados foi conduzida em três etapas principais: inicialmente por meio da análise objetiva utilizando o OMCT (Objective Motion Cueing Test), seguida pela comparação com a resposta esperada do sistema vestibular humano, destacando boa similaridade especialmente nos canais semicirculares. Por fim, foram consideradas as influências de ruídos e perturbações observadas na resposta da plataforma, sendo que esses desvios estão fortemente associados aos efeitos dinâmicos decorrentes da ausência de ancoragem da base ao solo. Essa condição favorece deslocamentos indesejados e desbalanceamentos durante os movimentos, interferindo diretamente na precisão da simulação e na estabilidade do sistema. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | PPG - Programas de Pós Graduação - Itabira | pt_BR |
| dc.publisher.program | PPG - Programas de Pós Graduação - Itabira | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UNIFEI | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| dc.relation.references | ALINA-ELENA, L. M.; GHEORGHE, G. Software tools used for research and prototyping a gough-stewart platform. Engineering Series, n. 2, 2023. Citado na página 18. ANDRADE, C. Understanding statistical noise in research: 1. basic concepts. Indian J Psychol Med., v. 45, n. 1, p. 89–90, 2020. Citado na página 45. ANGELAKI, D. E.; CULLEN, K. E. Vestibular system: The many facets of a multimodal sense. Annual Review of Neuroscience, Annual Reviews, v. 31, n. Volume 31, 2008, p. 125–150, 2008. Citado 2 vezes nas páginas 27 e 28. ARANGO, C. G. et al. Learning-based approximate nonlinear model predictive control motion cueing. arXiv e-prints, p. arXiv–2504, 2025. Citado na página 35. ARIOUI, H.; NEHAOUA, L.; AMOURI, H. Classic and adaptive washout comparison for a low cost driving simulator. In: IEEE. Proceedings of the 2005 IEEE International Symposium on, Mediterrean Conference on Control and AutomationIntelligent Control, 2005. [S.l.], 2005. p. 586–591. 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