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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4327| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Uso de tecnologias pelo poder público na coleta e gestão de dados de logística urbana: uma análise comparativa entre cidades brasileiras |
| Autor(es): | TAVARES, Gabriela dos Santos |
| Primeiro Orientador: | PINTO, Janaina Antonino |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | LIMA, Josiane Palma |
| Resumo: | A mudança nos hábitos dos consumidores, intensificada pela pandemia de Covid-19, tem gerado desafios significativos para a logística urbana, especialmente no transporte de cargas. O aumento das entregas domiciliares, impulsionado pelo e-commerce, exige maior eficiência nos fluxos logísticos e amplia a pressão sobre a infraestrutura urbana já saturada. A coleta e o tratamento de dados, por meio de tecnologias como câmeras de monitoramento, Sistema de Posicionamento Global (GPS), sensores e Sistemas de Informação Geográfica (SIG), são instrumentos importantes para melhorar a eficiência e a gestão da logística urbana. Este estudo teve como objetivo analisar o uso de tecnologias pelo poder público na coleta e gestão de dados de logística urbana, por meio de uma abordagem comparativa entre cinco cidades brasileiras (Itajubá-MG, Poços de Caldas-MG, Santo André - SP, Sorocaba-SP e Salvador - BA), além de entender os problemas de logística urbana enfrentados por essas localidades. Visou também realizar uma análise comparativa do uso dessas tecnologias em cinco cidades brasileiras, duas de médio porte, duas de grande porte e uma metrópole, propondo soluções baseadas nas soluções adotadas pelas próprias cidades, literatura acadêmica e nas iniciativas do City Logistics. A pesquisa foi conduzida por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), juntamente com entrevistas semiestruturadas realizadas com representantes da administração pública dessas cidades. Foi realizada uma análise comparativa, identificando as principais diferenças e semelhanças nas abordagens tecnológicas para o aprimoramento da logística urbana. Os resultados indicam disparidades entre as cidades quanto à estrutura e à capacidade do poder público de utilizar os dados coletados, sendo mais avançadas em algumas e mais limitadas em outras, sem influência direta quanto ao porte. A pesquisa oferece subsídios de auxílio à tomada de decisão para gestores e profissionais da área de transportes na elaboração de políticas públicas e implementação de melhorias nos sistemas logísticos urbanos. |
| Abstract: | Changes in consumer habits, intensified by the Covid-19 pandemic, have generated significant challenges for urban logistics, especially in freight transportation. The increase in home deliveries driven by e-commerce demands greater efficiency in logistics flows and places additional pressure on already saturated urban infrastructure. Data collection and processing through technologies such as surveillance cameras, Global Positioning System (GPS), sensors, and Geographic Information Systems (GIS) are important tools to improve the efficiency and management of urban logistics. This study aimed to analyze the use of technologies by public authorities for the collection and management of urban logistics data through a comparative approach among five Brazilian cities (Itajubá - MG, Poços de Caldas-MG, Santo André-SP, Sorocaba-SP, and Salvador-BA), as well as to understand the urban logistics problems faced by these locations. It also sought to carry out a comparative analysis of the use of these technologies in two medium-sized cities, two large cities, and one metropolis, proposing solutions based on practices already adopted by the cities themselves, academic literature, and City Logistics initiatives. The research was conducted through a Systematic Literature Review (SLR), along with semi-structured interviews with representatives of public administration in these cities. A comparative analysis was carried out, identifying the main differences and similarities in technological approaches to improving urban logistics. The results indicate disparities among the cities in terms of the structure and capacity of public authorities to utilize the collected data, with some being more advanced and others more limited, without a direct influence of city size. The research provides decision-making support for managers and professionals in the transport sector in the development of public policies and the implementation of improvements in urban logistics systems |
| Palavras-chave: | Logística urbana Tecnologias Gestão de dados |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
| Sigla da Instituição: | UNIFEI |
| metadata.dc.publisher.department: | IRN - Instituto de Recursos Naturais |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
| Citação: | TAVARES, Gabriela dos Santos. Uso de tecnologias pelo poder público na coleta e gestão de dados de logística urbana: uma análise comparativa entre cidades brasileiras. 2025. 148 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4327 |
| Data do documento: | 16-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
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