Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/436
Tipo: Dissertação
Título: Procedimentos Pedagógicos Para O Processo Ensino Aprendizagem De Matemática No Ensino Médio: Intervenção Pela Realidade Aumentada.
Autor(es): OLIVEIRA, Paulo Sergio de
Abstract: O objetivo desta pesquisa é efetuar um estudo comparativo da aprendizagem de matemática considerando a postura do aluno em relação ao ambiente tecnológico. Será analisada uma situação na qual o aluno usa aplicações profissionais (Aprender-Usando) e outra na qual o aluno participa do desenvolvimento da aplicação (Aprender-Fazendo). Para isso foi ministrado um minicurso onde o aluno conheceu uma ferramenta de autoria (Flaras) que lhe permitiu desenvolver aplicações com Realidade Aumentada – RA, no mesmo tema. Para efeitos da análise comparativa, a classe mista participante formada por alunos do Ensino Médio de escolas públicas, foi dividida em duas turmas T₁ e T₂, e trabalharam em sequências invertidas, ou seja, uma Fazendo-Usando e outra Usando-Fazendo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com uso de questionários, testes e observações para análise comparativa. No início, foram aplicados: um questionário para verificar o perfil tecnológico do estudante e um teste para aferição do conhecimento dos alunos sobre o tema a ser abordado. No final, do minicurso foi aplicado novo teste para verificar o grau de aprendizagem específica (usando ou fazendo) e também aferir a aprendizagem global do tema. Um questionário também foi usado ao final para fazer um levantamento de informações referentes à facilidade de aprendizagem, satisfação do aluno, adequação das ferramentas utilizadas, etc. Após análise dos dados coletados, foi possível avaliar os resultados e estabelecer as recomendações voltadas para o uso da Realidade Aumentada no Ensino de Matemática. Os resultados dos estudos apontaram para a pertinência dessa prática pedagógica diferenciada permitindo sua parceria entre tecnologia e matemática, desvencilhando a aprendizagem do espaço da sala de aula, e sinalizaram também a importância e a emergência de investimentos na formação tecnológica docente.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: OLIVEIRA, Paulo Sergio de. Procedimentos Pedagógicos Para O Processo Ensino Aprendizagem De Matemática No Ensino Médio: Intervenção Pela Realidade Aumentada. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/436
Data do documento: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_oliveira_2016.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.