Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/440
Tipo: Dissertação
Título: Análise da Eficiência dos Processos de Compras Públicas: Um Estudo de Caso na Universidade Federal de Itajubá.
Autor(es): TRINDADE, Leandro Lopes
Abstract: A contratação de bens e serviços é usualmente classificada como burocrática, morosa, improdutiva e com alto índice de erros. As compras públicas têm papel importante para os governantes, já que sua ingerência pode ser ao mesmo tempo causa de prejuízos para a população e fracasso para o Governo. Desta forma, esta pesquisa objetivou identificar e analisar as atividades que supostamente são causadoras de ineficiência nos processos de compras públicas eletrônicas na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. A metodologia proposta é o estudo de caso, e este se processará por análise, comparação e interpretação dos resultados da coleta de dados. Através da utilização do mapeamento de processos, será possível identificar as causas das prováveis morosidades processuais, causas essas que levam à ineficiência e à ineficácia das técnicas de compras públicas eletrônicas. Para potencializar os resultados, esta pesquisa visa identificar fluxos de informação desnecessários e duplicidades contextuais e administrativas, responsáveis pela morosidade dos processos. A análise dos resultados da avaliação de eficiência nos processos de compras públicas eletrônicas demonstra, que apesar dos problemas apresentados inerentes a burocratização, há um potencial inegável de reforçar a transparência de suas ações. Todavia, o estudo possibilitou ainda a identificação de ineficiências causadas por gargalos existentes em suas atividades processuais. Por fim, os resultados permitem aos gestores públicos desenvolver rotinas capazes de melhorar os procedimentos e agregar qualidade aos produtos e serviços adquiridos.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: TRINDADE, Leandro Lopes. Análise da Eficiência dos Processos de Compras Públicas: Um Estudo de Caso na Universidade Federal de Itajubá. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/440
Data do documento: Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_trindade_2016.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.