Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/452
Tipo: Tese
Título: Compensação do Efeito de Desequilíbrio das Tensões de Alimentação em Pontes Retificadoras Controladas.
Autor(es): CAMPOSILVAN, Juliana Cortez de Sá
Abstract: Quando ocorrem distúrbios em um sistema elétrico devem ser tomadas medidas que basicamente visam corrigir o problema ou mitigar os efeitos provocados. Um dos efeitos mais marcantes na definição da qualidade de energia elétrica é o comportamento das tensões de um sistema trifásico em termos dos seus módulos e dos argumentos correspondentes. Sistemas elétricos industriais frequentemente apresentam tensões alternadas desequilibradas provocadas por topologias inadequadas, pela presença marcante de cargas monofásicas e mesmo por redes de distribuição longas sem transposição dos cabos de alimentação. O desequilíbrio resultante pode afetar a operação de diferentes tipos de cargas, tais como motores de indução trifásicos e conversores estáticos comutados pela rede, entre outros. No caso de retificadores controlados comutados pela rede este desequilíbrio interfere diretamente no valor médio da tensão do lado de corrente contínua dos conversores, o que pode ocasionar distúrbios transitórios na regulação de velocidade de motores de corrente contínua ou na tensão de geradores elétricos que sejam alimentados por retificadores controlados. O efeito de desequilíbrios de tensão pode ser compensado através de um procedimento adicional de correção do ângulo de disparo dos conversores controlados em questão, além da correção convencional associada a malhas de regulação de um determinado sistema. Este trabalho propõe um método de compensação adicional para correção do ângulo disparo de conversores comutados pela rede, que é baseado nas medições dos valores eficazes das tensões de linha de alimentação dos mesmos, associado à aplicação da teoria de componentes simétricas. A correção resultante é rápida e funciona paralelamente com a malha de regulação utilizada. A validação do método proposto é realizada por métodos algébricos, simulações computacionais e ensaios de laboratório.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: CAMPOSILVAN, Juliana Cortez de Sá. Compensação do Efeito de Desequilíbrio das Tensões de Alimentação em Pontes Retificadoras Controladas. 2014. 109 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/452
Data do documento: 28-Nov-2014
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_camposilvan_2014.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.