Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/458
Tipo: Dissertação
Título: Os Processos de Precarização do Trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” [F. ITESP], na primeira década do Século XXI.
Autor(es): SILVA JÚNIOR, Otávio Cândido da
Abstract: Esta pesquisa tem como problema saber como se deram os processos de precarização do trabalho na primeira década de funcionamento da F. ITESP? E, investigar quais são as características específicas destes processos de precarização do trabalho no interior da F. ITESP? Tem por objetivo geral analisar e caracterizar as especificidades dos processos de precarização do trabalho na F. ITESP, instituição criada com a finalidade específica de lidar com as políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo. Tem como objetivos específicos, a saber, analisar e caracterizar os indícios dos processos de precarização do trabalho que influenciaram no êxodo de um número expressivo de trabalhadores (as) públicos, durante a primeira década de seu funcionamento efetivo – a primeira década do século XXI; analisar e caracterizar como operaram as especificidades desses processos de precarização do trabalho em seu interior, através da sua política interna de RH, detectar como isso impactou diretamente a vida destes (as) trabalhadores (as) que, apesar da precarização do seu trabalho, lá continuaram; explicitar quais as formas que tais trabalhadores (as) encontraram para resistir contra a precarização do seu universo de trabalho e, buscar construir indicadores específicos dos processos de precarização do trabalho na F. ITESP, durante os 10 primeiros anos de sua existência. Como as duas principais hipóteses heurísticas de trabalho temos que, as grandes causas da precarização do trabalho no interior da F. ITESP são, a saber, a questão da ausência da correção das perdas salariais integrais, da inexistência de uma carreira pública, da anulação do Concurso de 2000 bem como o problema da defasagem dos benefícios recebidos pelos (as) seus (uas) trabalhadores (as) e que a situação dos trabalhadores (as) da F. ITESP só não se agravou, ainda mais, devido à capacidade de luta e de organização desta categoria, liderada pela Associação dos Funcionários da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” [AFITESP]. Quanto à forma de abordagem, utilizamos de uma pesquisa qualiquantitativa, através da elaboração e aplicação de um questionário estruturado junto a estes. De um total de 469 trabalhadores (as) remanescentes do Concurso ITESP de 2000, contratados entre os anos de 2001 e 2006, pretendíamos trabalhar com uma amostra estratificada aleatória total de 10% destes, dividida nas categorias de estrato de cargos, perfis, ano de contratação e de tempo de serviço. Na prática tivemos 49 questionários respondidos, cada um com 85 questões que se desdobraram em 153 variáveis. Todas foram tabuladas no SPSS, inclusive aquelas questões abertas, no limite dos 120 caracteres permitido por esta ferramenta e, após esse processo, foi realizada as frequências estatísticas expressa em tabelas.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: SILVA JÚNIOR, Otávio Cândido da. Os Processos de Precarização do Trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” [F. ITESP], na primeira década do Século XXI. 2014. 388 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/458
Data do documento: 6-Ago-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva_junior_2014.pdf9,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.