Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/467
Tipo: Dissertação
Título: Jogos Eletrônicos como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades gerenciais.
Autor(es): BAZANELA JÚNIOR, Avelino Natal
Abstract: Esta pesquisa traz como principal objetivo a identificação de estruturas e funcionalidades existentes em jogos eletrônicos que favoreçam o desenvolvimento de habilidades gerenciais. Para tal, contempla a análise das principais teorias da aprendizagem e a convergência dos jogos para o formato eletrônico, descrevendo as principais características de cada gênero. Aborda as principais teorias da administração e habilidades gerenciais exigidas aos profissionais na pós-modernidade. Adota a metodologia teórico-empírica por oferecer o viés imersivo necessário à experimentação de dois jogos selecionados para análise: SimCity e Football Manager. Dada sua proposta sedimentar, não são aplicadas avaliações ou testes em voluntários, porém, é conduzida discussão referente a efetividade de aplicação de jogos eletrônicos. Dentre as 12 habilidades descritas, evidencia-se que SimCity se mostra capaz de oferecer condições para o desenvolvimento de 9 de forma plena e 1 parcial. Football Manager, apresenta potencial para desenvolvimento de 10 habilidades de forma plena. Analisando a proposta da gamificação, discute o uso de mecânica de jogos em ambientes de não jogo, expandindo as possibilidades de aplicação e oferecendo condições para contornar fatores restritivos como número insuficiente de microcomputadores ou indisponibilidade de recursos financeiros. Sugere dois formatos de aplicação: cenários e ciclos, destinando a elaboração de cenários a jogos que ofereçam liberdade de exploração e experimentação, como é o caso de SimCity. Ciclos destinam-se a jogos cujo ambiente dispõe de restrições e regras com intuito de representar determinada atividade ou fenômeno que se repita até que dada condição seja satisfeita. Apresenta, como oportunidade para estudos futuros, a necessidade de análise, descrição e proposição de metodologias e ferramentas capazes de identificar o impacto das variáveis de contorno quanto a capacidade de generalização de resultados de pesquisas que envolvam atividades lúdicas e/ou jogos eletrônicos. Sugere-se ainda, pesquisas capazes de compor cenários e mediar ciclos de aplicação contemplando SimCity e Football Manager, bem como, a elaboração de métodos específicos para avaliação e classificação de jogos eletrônicos propostos como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades gerenciais.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: BAZANELA JÚNIOR, Avelino Natal. Jogos Eletrônicos como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades gerenciais. 2016. 313 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/467
Data do documento: 25-Abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_bazanela_junior.pdf10,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.