Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/478
Tipo: Dissertação
Título: Estudos em Corte por Plasma usando Delineamento de Experimentos.
Autor(es): KASHIWAGI, Fabio Norikazu
Abstract: O presente trabalho utilizou a técnica de multivariáveis para otimização do processo através da função desejabilidade (desirability), método que permite avaliar um conjunto de dados simultaneamente para determinar as condições mais desejáveis para as propriedades estudadas no processo de corte por plasma a ar comprimido com controle manual. O processo de corte por plasma pertence a uma parte de cortes térmicos e aplica-se em diferentes campos da engenharia mecânica, estaleiros e tecnologia de processo. Os requisitos necessários para um corte desejado são: assegurar a qualidade das peças por meio de geometria de corte, ter uma pequena zona termicamente afetada (ZTA) na região do corte, possuir pequena perda de massa e baixa formação de escórias. O objeto deste estudo foi avaliar e aplicar os conhecimentos aos três estudos de caso cujos experimentos foram realizados no laboratório da engenharia mecânica da UNIFEI por Montalvão (1997) e Pereira (2000) utilizando como corpos de prova os aços carbono ABNT 1020 e 1045. Apesar das dificuldades inerentes ao processo, os resultados encontrados pela função desejabilidade neste presente trabalho foram satisfatórios. De forma geral, percebeu-se que as respostas dos experimentos é influenciada, principalmente, pelo fator velocidade de corte.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: KASHIWAGI, Fabio Norikazu. Estudos em Corte por Plasma usando Delineamento de Experimentos. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/478
Data do documento: 6-Abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_kashiwagi_2016.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.