Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/480
Tipo: | Dissertação |
Título: | A revista Pesquisa FAPESP como recurso para abordagem da sociologia da ciência em sala de aula: análise de textos e aplicação de atividade didática. |
Autor(es): | MOTA, Geovânia Pereira dos Reis |
Abstract: | Vários pesquisadores têm discutido a importância da abordagem de aspectos da história, filosofia e sociologia da ciência para a educação em ciência. Também têm discutido as diferentes visões sobre o fazer ciência que os materiais de divulgação científica podem veicular. Neste contexto, realizamos inicialmente uma revisão bibliográfica na qual analisamos trabalhos publicados na área de ensino de ciências que descrevem a aplicação de atividades didáticas direcionadas à abordagem de aspectos da natureza da ciência na educação básica. Analisamos nos trabalhos os seguintes aspectos: contextos de aplicação das atividades (escola, nível de ensino, disciplina); objetivos didáticos; tipos de materiais didáticos usados; estratégias utilizadas; e contribuições das atividades. Nessa revisão bibliográfica verificamos a importância de recursos e estratégias que proporcionem aos estudantes uma visão mais adequada sobre a prática da ciência. Nessa perspectiva, a finalidade desta pesquisa é estudar o potencial de textos de divulgação científica (TDC) da revista Pesquisa FAPESP como recurso para a abordagem da sociologia da ciência em sala de aula. Adotamos como referencial teórico os estudos da sociologia da ciência de Bruno Latour. Analisamos os textos “Como explicar um coração tão divido” e “Correr faz bem” da referida revista, utilizando a metodologia de Análise Textual Discursiva. Na etapa seguinte da pesquisa, utilizamos o referido texto em uma atividade didática aplicada em uma turma de primeiro ano ensino médio. Nessa atividade, os alunos produziram histórias em quadrinhos (HQ) baseadas na leitura do texto. Analisamos duas HQ produzidas pelos alunos, adotando a metodologia de Análise Semiótica de Imagens. Os TDC analisados evidenciaram diversos aspectos da prática da ciência e do trabalho do cientista, tais como o trabalho coletivo, a colaboração entre pares, a importância das publicações, a arte da persuasão, argumento de autoridade e entre outros. Nas HQ analisadas, verificamos que vários aspectos dessa natureza foram colocados em destaque pelo aluno. A análise dos dados indica que os textos da revista Pesquisa FAPESP podem auxiliar os estudantes na compreensão de aspectos da prática da ciência. |
metadata.dc.publisher.department: | IFQ - Instituto de Física e Química |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
Citação: | MOTA, Geovânia Pereira Dos Reis. A revista Pesquisa FAPESP como recurso para abordagem da sociologia da ciência em sala de aula: análise de textos e aplicação de atividade didática. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/480 |
Data do documento: | 1-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_mota1_2016.pdf | 4,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.