Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/496
Tipo: Tese
Título: Avaliação Técnico-Econômica da Conversão Termoquímica de Biomassa Madeireira e Herbácea em Energia Elétrica “Sistemas Agroenergéticos”.
Autor(es): QUINTERO, Quelbis Román Bertel
Abstract: A tese tem como objetivo avaliar técnica e economicamente a conversão termoquímica por combustão e gaseificação da biomassa de cultivos energéticos madeireiros e herbáceos em energia elétrica através de diferentes tecnologias, fundamentado em seus potenciais teóricos, técnicos e econômico de maneira sincronizada numa abordagem conceitual de Sistemas Agroenergéticos. A partir das potencialidades agroambientais, aptidão dos solos e espécies vegetais existentes no Brasil, foram selecionadas 8 delas para a análise. Foi aplicada a metodologia multicritério de envolvente de dados (DEA) para a escolha da espécie com maior potencial para a geração de energia, resultando como as melhores o Eucalipto e Capim Elefante. Com estes cultivos foi estimado os potenciais teórico, técnico e econômico. O potencial teórico no Brasil usando 30% dos solos com aptidão para o Capim é de 17,3 EJ ano ˉ ¹ e com eucalipto 8,47 EJ ano ˉ ¹ em terras com aptidão florestal. No caso de um sistema agroflorestal, na proporção de 50% com Eucalipto e 50% com Capim Elefante, se produzirá 13,0 EJ ano ˉ ¹. Os sistemas analisados para a estimativa do potencial técnico foram Combustão com Ciclo Rankine Orgânico (C-ORC), Combustão com Ciclo Rankine Convencional (C-CRC), gaseificação com Motor de Combustão Interna (G-MCI), Combustão com Turbina de Queima Externa (C-EFGT) e Gaseificação com Turbina de Queima Externa (G-EFGT). Resultando ser o de maior potencial G-MCI e o de menor potencial G-EFGT. Os custos nivelados foram menores que os custos de referência reportados por IRENA na faixa de 300 – 3000 kW. Os preços de venda da energia elétrica para os sistemas analisados foram maiores que o Leilão A-5/2013.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: QUINTERO, Quelbis Román Bertel. Avaliação Técnico-Econômica da Conversão Termoquímica de Biomassa Madeireira e Herbácea em Energia Elétrica “Sistemas Agroenergéticos”. 2015. 174 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/496
Data do documento: 9-Dez-2015
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_quintero_2015.pdf5,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.