Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/498
Tipo: Tese
Título: Estudo Numérico do Problema Conjugado de Convecção Mista em Duto Contendo Fontes Condutoras e Geradoras de Energia Interna.
Autor(es): PINTO, Renato José
Abstract: Apresenta-se um estudo numérico do problema conjugado de transferência de calor por convecção mista e condução em um duto contendo fontes condutoras e geradoras de energia interna. A convecção mista ocorre no domínio de um fluido (ar) e condução de calor com geração interna de energia no domínio sólido. Este assunto é de grande interesse na área de engenharia, principalmente em aplicações envolvendoo resfriamento de componentes eletrônicos, os quais operam atualmente com altas taxas de transferência de calor. O caso estudado consiste de um duto retangular contendo três corpos considerados fontes condutoras e com geração homogênea de energia, posicionados na parede inferior. Utiliza-se o método de elementos finitos para a solução das equações de conservação em termos da função corrente, temperatura e vorticidade. A análise considera o escoamento bidimensional, em regime transitório e permanente. São determinadas as distribuições de temperaturas no fluido e no sólido, as velocidades do fluido, as taxas de calor transferidas entre o sólido e o fluido e as temperaturas médias e máximas nos corpos sólidos. O número de Nusselt médio é calculado em função dos parâmetros adimensionais número de Grashof na faixa de 0 a 10 6, número de Prandtl fixado em 0,7, número de Reynol ds na faixa de 10 a 1000 e razão de difusividades na faixa de 3 a 100. Verifica-se a influência da variação das alturas adimensionais Hc dos corpos com valores 0,075; 0,100 e 0,150 e dos ângulos de inclinação do duto 0°, 45° e 90°, nos resultados.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: PINTO, Renato José. Estudo Numérico do Problema Conjugado de Convecção Mista em Duto Contendo Fontes Condutoras e Geradoras de Energia Interna. 2016. 141 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/498
Data do documento: 10-Jun-2016
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_pinto_2016.pdf53,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.