Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/502
Tipo: Tese
Título: Análise do Coprocessamento de Resíduo Sólido Urbano na Indústria de Cimento Portland no Brasil.
Autor(es): MEYSTRE, Josué de Almeida
Abstract: Esta tese objetiva apresentar um panorama atual do Brasil frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos e analisar a utilização dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) como combustível alternativo na indústria de produção de cimento. Para a utilização em plantas industriais, as frações dos RSU viáveis ao aproveitamento energético são previamente segregadas em unidades de processamento transformando-se em Combustível Derivado de Resíduo (CDR). A análise da utilização de CDR em fornos de cimento torna-se importante para efetivar a possibilidade do emprego da tecnologia do coprocessamento como forma de destinação final ambientalmente correta dos RSU diante de diferentes aspectos como: especificidades e características dos componentes que constituem o CDR; barreiras políticas, tecnológicas e econômicas no consumo de CDR e; os efeitos da utilização do CDR na geração de gases poluentes convencionais, bem como na qualidade final do clínquer. A viabilidade técnica e ambiental do coprocessamento de CDR é analisada em duas plantas de produção cimento, sendo uma com calcinador em linha e outra com calcinador em linha separada. Devido à heterogeneidade dos RSU analisam-se individualmente treze de seus componentes possíveis à constituição de CDR adotando-se para o processo de queima a sua mistura com pneu inservível e coque de petróleo. A principal conclusão do estudo é a possibilidade de substituição do combustível convencional utilizado no calcinador do forno de cimento pelo CDR em até 20%, sem que o mesmo ofereça riscos ambientais significativos na emissão dos gases poluentes durante a combustão, já que a sua destruição, para uma eficiência de 99,9%, ocorre em menos de 1 s, sendo a concentração do elemento cloro o maior fator limitante na utilização do CDR, não podendo ser ultrapassada para a modelagem estudada a concentração de 0,28% em sua composição elementar. Por fim, observou-se a necessidade da articulação de políticas públicas para estimular a utilização do CDR.
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: MEYSTRE, Josué de Almeida. Análise do Coprocessamento de Resíduo Sólido Urbano na Indústria de Cimento Portland no Brasil. 2016. 213 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/502
Data do documento: 15-Abr-2016
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_meystre_2016.pdf8,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.